Representantes da embaixada norte-coreana em Londres
entraram em um salão de beleza da cidade para interrogar os
funcionários sobre a utilização de uma foto do líder do país, Kim
Jong-un, em um cartaz oferecendo cortes de cabelo.
O pôster, pregado na janela do salão M&M
Hair Academy no bairro de Ealing, no oeste da cidade, trazia, embaixo da
foto, os dizeres "Bad Hair Day?" ("Dia de Cabelo Feio?" em português).O barbeiro Karim Nabbach pediu que os representantes da embaixada deixassem o local; o gerente do estabelecimento procurou a polícia.
A polícia de Londres, a Scotland Yard, disse que ouviu todas as partes envolvidas no caso, mas que não houve registro de queixa.
O salão colocou o cartaz no dia 9 de abril, e, no dia seguinte, apareceram dois homens se dizendo oficiais da embaixada e exigindo para falar com o gerente, Mo Nabbach.
Karim Nabacch disse: "Colocamos os cartazes com oferta em abril de cortes de cabelo para homens. Obviamente no noticiário corria a história de que na Coreia do Norte todos os homens tinham que adotar o mesmo corte de cabelo (o mesmo do líder, Kim Jong-un)".
"Não sabíamos que a embaixada da Coreia do Norte ficava a 10 minutos a pé do salão. No dia seguinte, eles apareceram aqui e pediram para falar com o gerente".
"Ele (o gerente) disse a eles 'veja, isso aqui não é a Coreia do Norte, é a Inglaterra, vivemos numa democracia; peço que vocês saiam do meu salão'".
Segundo os funcionários, eles não tiveram mais problemas após o incidente e o anúncio acabou se tornando em atração turística da região.
Segundo Karim, vários fregueses acharam o anúncio
"hilário". Nenhum freguês pediu por um corte semelhante ao de Kim Jong-ung.
No mês passado, a Radio Free Asia, rádio independente - financiada pelo governo americano - que transmite para países do Sudeste e Leste Asiático, reportou que uma norma tinha tornado obrigatório o corte de cabelo do líder norte-coreano entre os jovens universitários do país.
BBC


Nenhum comentário:
Postar um comentário