O que é a Verdade Absoluta?

 
O que significa verdade absoluta? Podemos definir como verdade absoluta, qualquer fato que que seja invariável e inalterável.
Fonte de muitas discussões filosóficas e religiosas, a existência ou não da verdade absoluta cai invariavelmente sempre na armadilha do paradoxo que é criado assim que ela é questionada.

Quando se diz que não existe uma verdade absoluta e que tudo é relativo, cai-se em contradição, afinal a frase pretende através de uma verdade absoluta dizer que verdades absolutas não existem.
Sendo a verdade relativa, então ela pode ser também absoluta ou não. A afirmação de que não existem absolutos está em si própria contradizendo o que eles dizem acreditar!
Mas de fato, existem verdade absolutas e verdades relativas, nem todas são uma e nem todas são outra. Um quadrado sempre será um quadrado mesmo que você o chame de circulo, o vermelho será sempre o vermelho, mesmo que seu daltonismo te faça vê-lo verde. Não é a sua visão defeituosa que determinará a realidade da cor. Ter opinião diferente ou visão diferente não altera a realidade.
No campo moral, o certo e o errado são baseados em paradigmas, ou coisas que uma sociedade ou cultura determinou como certo ou errado. Matar é errado, roubar é errado, mas não são verdades absolutas e sim relativas.Existem situações em que matar é o certo por ser o único jeito, e roubar também. O filósofo grego Protágoras disse que o “homem é a medida de todas as coisas”. Isso significa que cada pessoa pode decidir o próprio padrão para o certo e o errado. O que é moralmente certo para mim, pode estar errado para outro. Essa é a essência de relativismo.
Embora os paradigmas sejam relativos, o conceito de "faça o que tu queres" que nasce da crença de que o que é certo para você, pode não ser o certo para mim, tendem a ser impossíveis de serem levados a prática pois levariam a resultados desastrosos, pois as pessoas poderiam assassinar, estuprar, mentir, trapacear, etc. e ninguém poderia dizer que tais coisas são erradas, não podemos dizer que Hitler e Stalin estavam errados em matar milhões de pessoas.
A existência ou não de Deus, não é uma verdade absoluta. Um ateu pode dizer com toda convicção que Deus não existe, mas isso não pode ser tomado como uma verdade absoluta, afinal, por mais sábio que seja o ateu, ele nem de longe conhece todos os mistérios do universo. Da mesma forma, afirmar que Deus existe também não pode ser tomado como verdade absoluta, só porque se acredita e se tem fé na sua existência. O fato do ateu e do crente nunca terem visto Deus, não faz Deus existir ou não. A própria fé não pode ser absoluta, pois ela é mutável ou pode vir a ser.

 
verdadeabsoluta
 

Um comentário:

  1. obrigada, sua publicação me ajudou a compreender melhor as verdades absolutas

    ResponderExcluir