Nova descoberta sugere que primeiros humanos da América vieram remando do Japão



Os livros de história afirmam que o ser humano chegou ao continente americano caminhando por meio do estreito de Bering, há aproximadamente 13.500 anos, durante a Era do Gelo. No entanto, uma nova descoberta, publicada na revista Science, aponta algo diferente. Segundo o artigo, os primeiros homens da América chegaram ao continente remando ao longo da costa do Pacífico e rio acima, mil anos antes do que se acreditava. O mais surpreendente é que esses colonizadores pioneiros teriam vindo do Japão.
Ferramentas de pedra, carvão, rochas lascadas e fragmentos de ossos de grandes animais foram encontrados em uma escavação na localidade de Cooper's Ferry, em Idaho, nos Estados Unidos. Esses artefatos são a evidência mais antiga da presença humana na América do Norte, datando aproximadamente de 15.000 a 16.000 anos.
Os cientistas acreditam que eses primeiros povos vieram ao longo da costa do Pacífico, encontraram o rio Columbia e dali remaram até o interior da América do Norte. Os artefatos mais antigos do sítio arqueológico são similares aos encontrados no noroeste da Ásia, especialmente na ilha Hokkaido, no Japão, o que respalda a teoria de que os primeiros humanos que chegaram ao continente vieram daquela região.
A descoberta não invalida a teoria de que houve uma migração humana pelo caminho de gelo do Estreito de Bering. Significa apenas que outros humanos já estavam na América do Norte quando isso aconteceu.

Imagem: Teresa Hall/Oregon State University/Reprodução

conteúdo
La Nación
CNN 
opb.org
historyplay

Nenhum comentário:

Postar um comentário