Claudio Cavalcanti, de 73 anos, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, morreu às 18h deste domingo (29) no Rio de Janeiro.
O ator, cujo último trabalho na TV é a segunda temporada de "Sessão de Terapia", com estreia no dia 07/10, estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a última semana. Na última terça, 24, Claudio passou por um cirurgia por conta da falência de uma vértebra. Ele estava sedado desde então e aguardando a estabilização do quadro. Segundo seu cardiologista e genro, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento.
No hospital, a família contou com o apoio de amigos como o ator Paulo Gracindo Jr, que vinha acompanhando a evolução do quadro de Claudio ao longo da semana. Ainda não há informações sobre o funeral de Claudio. Ator também se dividia entre a escrita e a política
Além da atuação, Claudio se dividia entre a carreira de escritor e a política. Ele tem cinco livros publicados e já foi vereador e deputado estadual, quando criou e teve aprovadas 29 leis pioneiras em relação à defesa dos animais. Claudio estava, inclusive, à frente da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais da Cidade do Rio.
Na série dirigida por Selton Mello, Claudio interpreta Otávio, um empresário com Síndrome do Pânico. Em recente entrevista ao site do GNT, o ator afirmou que interpretar Otávio é um sonho realizado. "Recebo convites, mas nem sempre tenho tempo. Mas esse papel é o sonho de qualquer ator!", orgulhou-se ele. "Eu merecia esse papel. Não posso trair a minha história", vibrou ele, que interpretou protagonistas icônicos como Jerônimo, da novela "Irmãos Coragem", e Padre Albano, em "Roque Santeiro". "Se eu dissesse 'não' eu seria louco. E burro!", afirma.
O convite partiu de Selton Mello. "É um ator que eu admiro há muito tempo. Eu que pedi. É uma figura icônica. E ele é um senhor, mas com uma vitalidade de iniciante. Tem uma presença cênica forte e trabalha com tesão de iniciante", disse Selton na época das gravações.
Um dos papéis mais marcantes de sua carreira foi o de Jeronimo Coragem, na novela Irmãos Coragem, de 1.972.
Cláudio Murillo Cavalcanti (Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1940 - Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2013) foi um ator, diretor de TV, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista e político brasileiro. É considerado um dos mais importantes nomes do cenário artístico brasileiro.
Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradendes (ALERJ) e a Medalha General Zenóbio da Costa (Exército Brasileiro), e é Comendador do Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.
Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota Cavalcanti, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Ambos são vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais, na cidade do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de Secretária Municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005.
Cláudio Cavalcanti iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos 16 anos de idade, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), atuando ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. No mesmo ano estreou em televisão fazendo teatro ao vivo. Desde então nunca mais interrompendo suas atividades de ator, continuando a atuar em Teatro, Televisão e Cinema até os dias de hoje, tendo em seu currículo 41 peças, 39 novelas e 35 filmes.
Como protagonista, destacam-se entre seus principais trabalhos de tele-dramaturigia: Anastácia, a Mulher sem Destino; Rosa Rebelde; Véu de Noiva; Irmãos Coragem, O Homem que Deve Morrer, Carinhoso, O Bofe, Cavalo de Aço, Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho, Maria Maria, Terras do Sem Fim, Pai Herói, Dona Xepa, Água Viva, Sétimo Sentido, Roque Santeiro, Hipertensão, Lua Cheia de Amor, A Viagem, Marcas da Paixão, Vidas Cruzadas e Roda da Vida. Em Teatro, entre outros, protagonizou Era Uma Vez nos Anos Cinquenta (Troféu Mambembe de melhor ator), Fernando Pessoa, Bodas de Papel, O Beijo da Louca, Obrigado Pelo Amor de Vocês (peça com que foi contratado para inaugurar o Teatro do Casino do Estoril, em Lisboa), Disque M para Matar, Estou Amando Loucamente, Vida Nova, O Nosso Marido, A Primeira Valsa, Freud e o Visitante, O Mundo é um Moinho, E Agora o que Faço como o Pernil, O Doente Imaginário e, em fevereiro de 2009, Quando se é Alguem, texto inédito de Pirandello.
Como escritor tem 5 livros publicados dentre os quais 3 antologias. Como cantor foi campeão de vendas como o Long Play "Claudio Cavalcanti" em 1971.
Concomitantemente com suas atividades artísticas, em outubro de 2000 foi eleito vereador da Cidade do Rio de Janeiro, pelo então PFL, atual DEM, com a plataforma "Por uma política de respeito aos animais". Reeleito em 2004, cumpriu dois mandatos. Em oito anos de atividade legislativa, criou e teve aprovadas 29 leis, consideradas pioneiras em relação a defesa dos direitos animais, entre as quais a que proíbe o extermínio de animais abandonados e introduz a esterilização gratuita como método oficial de controle populacional e de zoonoses. Também, entre outras, proibiu rodeios, circos com animais, estabeleceu multa para maus-tratos e crueldade contra animais e conseguiu a aprovação da lei que proibia a utilização de animais em experiências cinetíficas, recebendo maciço apoio nacional e internacional e criando enorme polêmica. Posteriormente a Lei foi vetada pelo então prefeito, César Maia.
Em 2006 candidatou-se a deputado estadual, tendo obtido 39742 votos e sendo diplomado em dezembro de 2006 como suplente, durante licença de um dos titulares. Não conseguiu se reeleger vereador em 2008, porém após a cassação do deputado Natalino, tornou-se titular em definitivo da vaga na ALERJ. No entanto, ainda não se sabe porque, a assembleia empossou outro deputado menos votado. Atualmente, aguarda o julgamento de um Mandado de Segurança contra a Mesa Diretora da ALERJ, mandado esse que está em tramitação no Órgão Especial do TJ-RJ.
Morreu no início da noite do dia 29 de setembro de 2013, no Rio de Janeiro, com 73 anos. O ator estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a semana de 22 de setembro, e no dia 24, havia passado por um cirurgia por conta da falência de uma vértebra. Segundo seu cardiologista e genro, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento.
Teledramaturgia
- 2013 - Sessão de Terapia - Otávio (GNT)7
- 2011 - Amor e Revolução - Geraldo (SBT)
- 2001 - Roda da Vida - Vidal (Rede Record)
- 2000 - Marcas da Paixão - Djalma (Rede Record)
- 1999 - Chiquinha Gonzaga - Rogério
- 1998 - Labirinto - Gaspar
- 1996 - Salsa e Merengue - Olavo
- 1995 - Explode Coração - Tolentino
- 1994 - A Viagem - Alberto
- 1993 - Mulheres de Areia - Roque
- 1990 - Lua Cheia de Amor - Conrado
- 1990 - Rainha da Sucata - delegado que investiga a morte de Laurinha Figueiroa8
- 1989 - República - Floriano Peixoto
- 1989 - O Salvador da Pátria - Eduardo Corrêa
- 1986 - Hipertensão - Sandro Galhardo
- 1985 - Roque Santeiro - Padre Albano
- 1984 - Transas e Caretas - Douglas
- 1984 - Padre Cícero - Dom Joaquim
- 1983 - Caso Verdade, Vida Nova - Mr. Scott
- 1982 - Sétimo Sentido - Danilo Mendes
- 1981 - Terras do Sem Fim - João Magalhães
- 1981 - Baila Comigo - Guilherme Fonseca
- 1980 - Água Viva - Edir
- 1979 - Pai Herói - Gustavo
- 1978 - Pecado Rasgado - Bruno
- 1978 - Maria, Maria - Ricardo Valentiano Brandão
- 1977 - Nina - Grimaldi
- 1977 - Dona Xepa - Otávio
- 1976 - O Feijão e o Sonho - Juca Campos Lara
- 1976 - Vejo a Lua no Céu - Eusébio
- 1975 - Bravo! - Maurício
- 1973 - Carinhoso - Paulo
- 1973 - Cavalo de Aço - Aurélio
- 1972 - O Bofe - Maneco
- 1971 - O Homem que Deve Morrer - Leandro
- 1970 - Irmãos Coragem - Jerônimo Coragem
- 1969 - Véu de Noiva - Renato Madeira
- 1969 - Rosa Rebelde
- 1969 - Enquanto Houver Estrelas - César (TV Tupi)
- 1969 - O Retrato de Laura - Marcelo (TV Tupi)
- 1968 - A Gata de Vison - Taylor
- 1968 - Demian, o Justiceiro - Dagarata
- 1967 - A Mulher que Amou Demais
- 1967 - Anastácia, a Mulher sem Destino - Jean Paul
- 1965 - 22-2000 Cidade Aberta - Carlinhos
Participações Especiais
- 1994 - Xuxa Especial de Natal - Crer para ver - Palhaço chorão.
No Cinema
- O Menino Maluquinho II - A aventura
- Tiradentes - O filme
- Mutirão de Amor
- Caminhos Cruzados
- Uma Estranha História de Amor
- Um Marido Contagiante
- Contos Eróticos
- Ipanema, Adeus
- Como nos Livrar do Saco
- O Grande Gozador
- Quando as Mulheres Paqueram
- Ascensão e Queda de um Paquera
- Memórias de um gigolô
- A Cama ao Alcance de Todos
- A ascensão
- A um Pulo da Morte
- Cuidado! Espião Brasileiro em Ação
- Nudista à Força
- Engraçadinha depois dos trinta
- A História de um Crápula
- Um Ramo para Luísa
- Contos Eróticos - Vereda Tropical





-1970.jpg)



