Cientistas identificam parte do cérebro que "vê" fantasmas


Sabe quando você está sozinho e tem aquele sentimento nítido de que há alguém atrás de você? Pode ficar tranquilo, você não está louco. Cientistas na Suíça descobriram uma forma de induzir essa sensação em um laboratório.
O experimento, realizado na Escola Politécnica Federal de Lausanne, envolve dois robôs, que embaralham a maneira como nossos cérebros interpretam sinais do corpo. Um dos robôs, acoplado ao dedo indicador de um voluntário, envia sinais a outro, posicionado nas costas do participante, que copia todos os seus movimentos. Assim, a pessoa sente como se estivesse tocando as próprias costas, mesmo que seu braço esteja esticado à sua frente.

A sensação do “fantasma” acontece quando cientistas atrasam as reações do segundo robô em cerca de meio segundo. Cinco dos voluntários sentiram como se houvesse mais alguém na sala, bem atrás deles, tocando suas costas.

O fenômeno acontece por causa de uma confusão nos sinais sensório-motores do cérebro, que no ajudam a entender onde nossos corpos estão fisicamente localizados. Os pesquisadores torcem para que seu trabalho os levem a desenvolver novos tratamentos para pessoas com esquizofrenia e outros problemas psiquiátricos, que sofrem de alucinações e delírios parecidos.

Confira a experiência no vídeo:



com istoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário