![]() |
Charlotte Rampling, indicada por sua atuação em '45 Anos’, não vê motivos de cotas para negros na Academia |
A controvérsia envolvendo a falta de diversidade no Oscar continua a crescer. A última a entrar na discussão foi Charlotte Rampling (Melancolia), que foi indicada ao prêmio de melhor atriz por 45 Anos. Segundo ela, o boicote à premiação - apoiado por artistas como Spike Lee e Will Smith - é na verdade uma espécie de racismo contra os brancos.
Charlotte, que foi indicada pela primeira vez ao prêmio, deu a declaração durante uma entrevista à rádio francesa Europe1. Quando questionada sobre a proposta do boicote, disse o seguinte: "Isso é racismo contra os brancos. É difícil saber se é o caso, mas pode ser que atores negros não merecessem estar na lista." A atriz tampouco se mostrou favorável à criação de cotas para melhorar a diversidade na premiação. "Por que classificar as pessoas?
Vivemos numa época onde somos mais ou menos aceitos. Mas sempre haverá problemas. Por isso é preciso criar milhares de pequenas minorias em todo canto?", questionou.
![]() |
| Michael Caine |
Após dois anos consecutivos com nenhum negro entre os vinte indicados nas categorias de atuação e as várias críticas pela falta de diversidade no Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estaria planejando mudar o formato da premiação, segundo o jornal The New York Times. Os organizadores estão estudando aumentar o número de indicados nas categorias de atuação. As vagas, que atualmente são limitadas a cinco, podem ser expandidas até dez, o que possibilitaria que entre os que concorrem à estatueta fossem representadas mais minorias.
BBC veja

