Pinturas de 1.500 anos atrás mostram baleias no deserto do Atacama



Uma equipe de antropólogos da universidade francesa de Sorbonne descobriu recentemente estranhas pinturas rupestres no Deserto do Atacama, no Chile, que revelam, em seus desenhos, baleias e outros animais marinhos. Essas imagens, que datam de aproximadamente 1.500 anos atrás, foram feitas com tinta vermelha e mostram esses animais sendo caçados com arpões.

Os desenhos foram descobertos no sítio arqueológico El Médano, uma das maiores jazidas de arte rupestre da América Latina. As pinturas complexas parecem confirmar que a caça marinha era uma prática habitual na região e realizada em canoas pequenas, utilizadas por um único ocupante. Em 2011, vários fósseis de baleias já haviam sido encontrados no Deserto do Atacama. 
“Os habitantes pré-hispânicos desse local usaram traços lineares de uma cor vermelha intensa para criar imagens naturalistas de baleias, peixe-espada, lulas, leões marinhos e tartarugas”, explicou Benjamín Ballester, líder da equipe de pesquisadores. As pinturas, com mais de 328 padrões, estão em mau estado de conservação devido ao clima escaldante da região.

Daily Mail
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário