Aranha mais velha do mundo morre aos 43 anos na Austrália



Uma aranha morreu recentemente na Austrália com impressionantes 43 anos. O mais surpreendente é que a causa de sua morte não foi sua idade avançada. Batizado de Nº 16, o aracnídeo não resistiu ao ataque de uma vespa. Não há notícia de outra aranha que tenha vivido por tanto tempo.

Nº 16 era uma fêmea da espécie Giaus Villosus. Essas aranhas levam uma vida subterrânea, se alimentando de insetos que elas capturam em armadilhas montadas com teias, vegetação e terra. A aranha mais longeva do mundo era um dos objetos de estudo de uma pesquisa da Universidade de Curtin. O monitoramento da população da espécie na região Oeste da Austrália havia começado em 1974.

Os pesquisadores acreditam que os principais motivos para a longevidade da aranha foram três: ela vivia escondida em uma toca, era sedentária e apresentava um metabolismo lento. Aracnídeos da espécie Giaus Villosus costumam viver entre 5 e 20 anos.

"Não há registros de uma aranha que tenha vivido tanto. Sua vida significativa nos permitiu investigar o comportamento da espécie e a dinâmica de sua população", disse a pesquisadora Leanda Mason. Até então, a aranha que detinha o recorde de sobrevivência era uma tarântula que morreu aos 28 anos no México. 


CNN
Universidade de Curtin
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário