Pode ter existido uma civilização anterior à humana na Terra?



Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos especula sobre a possibilidade de haver existido no planeta Terra uma civilização anterior à humana. Segundo o estudo assinado em conjunto por Adam Frank, físico da Universidade de Rochester, e Gavin Schmidt, cientista da NASA, a hipótese é teoricamente plausível.

O estudo partiu de uma questão intrigante: se uma civilização avançada tivesse existido em um passado extremamente remoto, haveria algum resquício dela após seu fim? Enquanto temos evidências de civilizações passadas em forma de estátuas, edificações e fósseis que datam de alguns poucos milhares de anos, o cenário fica mais nebuloso quando se busca por eventos que ocorreram há centenas de milhões de anos.  
Os pesquisadores afirmam que caso uma civilização antiga tivesse durado 100 mil anos, mas houvesse desaparecido há 60 milhões de anos, seria quase impossível encontrar algum resquício dela atualmente. Restos fossilizados de seres vivos ou eventuais ruínas remanescentes dificilmente resistiriam por tanto tempo. Também é bom lembrar que esse período cronológico pode parecer muito longo para os humanos, mas para a história da Terra é apenas um piscar de olhos. 
Ainda que os cientistas acreditem que é plausível que uma civilização desenvolvida tenha existido antes da humana, eles frisam que sua pesquisa é meramente especulativa. O estudo serve principalmente como exercício de imaginação a respeito do impacto que nossa espécie está exercendo sobre o planeta. Por quanto tempo esses impactos seriam detectáveis no futuro caso a civilização humana desaparecesse? "Essas perguntas nos fazem pensar sobre o futuro e o passado de um modo bastante diferente, inclusive questionando como seria a ascensão e queda de qualquer civilização em escala planetária", disse Adam Frank. 
A pesquisa também pode indicar o caminho para buscar evidências de civilizações avançadas que poderiam ter existido em outros planetas. "Sabemos que Marte, e talvez Vênus, já tiveram condições mais habitáveis em um passado remoto. É possível que um dia poderemos fazer escavações buscando sedimentos geológicos por lá", afirmou Gavin Schmidt.

the atlantic
iflscience
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário