Postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Cientistas criam droga que deixa o sistema imunológico super-resistente



Nos últimos anos, a imunoterapia tem se provado uma excelente alternativa na luta contra o câncer. A técnica consiste em usar substâncias que modificam a resposta biológica para estimular o sistema imunológico contra as células cancerígenas. O sucesso é tanto, que uma equipe de pesquisadores da Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, se inspiraram na imunoterapia para criar um novo tipo de droga, que persegue e elimina bactérias mortais resistentes aos antibióticos comuns: o imunobiótico.

O imunobiótico é o resultado da fusão de parte de um antibiótico existente com uma molécula que atrai anticorpos liberados pelo sistema imunológico para combater invasores, como bactérias. Basicamente, usa a força do próprio sistema imunológico do paciente para fazer com que antibióticos sejam mais eficazes.
Os alvos principais são bactérias responsáveis por intoxicação alimentar e pneumonia, pois são as que hoje se mostram cada vez mais resistentes ao tratamento tradicional. A alternativa pode ser revolucionária, afinal as drogas que usamos hoje e que atacam as bactérias diretamente tendem a deixá-las mais fortes com o tempo. Já o imunobiótico usa o próprio sistema imunológico para atacar as bactérias, evitando que elas desenvolvam resistência.
Recrutar anticorpos humanos pode até, em um futuro distante, eliminar a necessidade de algumas vacinas. Os testes em vermes nematóides infectados se mostraram positivos, mas ainda não há data prevista para os testes em humanos.

conteúdo
Felipe Sali
Super

Postar um comentário

0 Comentários