Haddad fica em segundo lugar nas intenções de voto



O candidato Fernando Haddad (PT) aparece em segundo lugar isolado na corrida presidencial, com 19% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18/09). Esse foi o primeiro levantamento do instituto realizado após o PT oficializar a substituição da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança da corrida presidencial, com 28% das intenções, dois pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior.
Haddad, que na pesquisa anterior estava com 8% dos votos e aparecia empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), subiu 11 pontos percentuais e ultrapassou os adversários.
Ciro está agora em terceiro lugar e continua com 11% conquistados na pesquisa anterior. Alckmin perdeu dois pontos percentuais e aparece com 7% dos votos. Já Marina caiu três pontos percentuais e atualmente tem 6%.
Após esse grupo, seguem empatados com 2% das intenções de voto os candidatos Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB). Já Cabo Daciolo (Patriota) foi indicado por 1% dos eleitores entrevistados.
Por sua vez, os presidenciáveis Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (Psol), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa, ou seja, atingiram menos de 1% das intenções.
Os votos brancos ou nulos somaram 14%, ante os 19% da sondagem anterior. Além disso, 7% não souberam ou não quiseram responder – o mesmo percentual do outro levantamento.
Segundo turno
A pesquisa Ibope também ouviu eleitores sobre possíveis cenários para o segundo turno. O levantamento apontou empates técnicos em quatro disputas, todas incluindo Bolsonaro. 
Em uma possível disputa isolada com Ciro, o candidato do PSL teria 39% dos votos, diante de 40% para o ex-ministro. Bolsonaro empata com Haddad, ambos com 40% das intenções, e com Alckmin, ambos com 38%.
O ex-militar só se sairia melhor numa disputa com Marina, somando 41% das intenções, contra os 36% da presidenciável da Rede.
Rejeição
Além de líder da corrida presidencial, Bolsonaro continua em primeiro lugar isolado no ranking de candidatos em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. A rejeição do deputado subiu um ponto percentual e alcançou 42%. Já Haddad tem 29%, Marina, 26%, Alckmin, 20%, e Ciro, 19%.
Em seguida vêm Meirelles com 12%, seguido por Cabo Daciolo e Eymael, ambos com 11%, Boulos e Alvaro Dias, com 10%, Vera Lúcia e Amoêdo, com 9%, e João Goulart Filho, com 8%.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 177 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos de cada resultado apurado.
A pesquisa foi realizada entre 16 e 18 de setembro, poucos dias após o PT oficializar a troca de Lula por Haddad. O anúncio formal ocorreu há uma semana em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente está preso desde abril. 

conteúdo
CN/abr/ots
DW

Nenhum comentário:

Postar um comentário