Pensar em dinheiro deixa você mais chato



Uma pesquisa diz que só de pensar em dinheiro você já fica mais chatinho.


Quem descobriu foi o pessoal da Rotterdam School of Management, na Holanda. Eles convidaram voluntários para preencher um questionário. Enquanto respondiam, 50% dos participantes eram lembrados inconscientemente sobre dinheiro: logo acima deles havia um pôster mostrando notas de dólar. A outra metade da turma passou ilesa, sem nenhuma lembrança sobre grana.
Em seguida, todos foram levados para uma sala de conversa. Foram instruídos a trocar ideia por dez minutos com algum colega, primeiro sobre coisas banais, depois sobre assuntos mais íntimos e pessoais. E quem tinha visto as imagens de dinheiro se saiu pior no teste. Em geral, eles diziam ter gostado gostar menos do colega (e da conversa) do que aqueles que não tinham visto dólar nenhum.
“Não achamos que necessariamente o dinheiro faz com que as pessoas não queiram interagir com as outras, mas faz com que elas se interessem mais por tipos específicos de relacionamentos”, explica Nicole Mead, uma das autoras da pesquisa. “Não é um desejo de ser mesquinho ou chato com os outros, mas apenas uma vontade diferente de se relacionar com os outros, baseada mais em princípios de troca do que em laços comunitários”.
Em outras palavras: o simples fato de pensar sobre dinheiro nos torna mais interesseiro. Credo, gente.

conteúdo
Carol Castro
super

Nenhum comentário:

Postar um comentário