Linha do tempo conta a história da internet



Quando alguém procura entender quando a internet foi criada, é bem comum que os anos de 1989 e 1990 sejam escolhidos como marcos inaugurais da web. Foram nesses anos, respectivamente, que Tim Berners-Lee e os cientistas do CERN desenvolveram uma proposta de gerenciamento de informação e criaram o primeiro navegador – batizado WorldWideWeb (sim, é daí que vem o www. Depois ele teve seu nome mudado para Nexus). Mas e se eu te disser que tudo começou bem antes, em 1910?

É essa a história que o desenvolvedor John Allsopp, da empresa de conferências Web Directions, conta no projeto Web History, a timeline, que elenca ideias, tecnologias, datas marcantes e os navegadores que colaboraram para o desenvolvimento da internet que conhecemos hoje. Em uma linha do tempo interativa, o projeto apresenta dados como o ano de criação dos .GIFs (1987) e da inauguração da ideia de hipertexto – que surgiu em 1941 com a publicação do conto “O Jardim das Veredas que se Bifurcam”, do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Está em inglês, mas vale ir lá dar uma olhada: http://webdirections.org/history/.
Ah! Quer saber por que 1910 pode ser encarado como o pontapé inicial nos primórdios da internet? Foi nesse ano que Paul Otlet e Henri La Fontaine criaram o Mundaneum, uma espécie de arquivo gigantesco que se propunha a reunir e classificar todo o conhecimento produzido no mundo. Exatamente o que essa telinha na frente dos seus olhos é capaz de fazer hoje.

conteúdo
Via The Verge

Nenhum comentário:

Postar um comentário