PANDEMIA CORONAVÍRUS - Brasil supera EUA e é o país com mais casos no mundo. Aponta estudo



Com um demente psicopata aprendiz de genocida na presidência, com apoiadores tão ou mais dementes que ele, com a precariedade do SUS para poder fazer testagem em massa e com o descaso de grande parte da população, não é difícil acreditar que o Brasil hoje é o primeiro país do mundo em casos de Coronavírus. Conforme estudo do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

Considerados os casos subnotificados, o número total de infectados pelo coronavírus no Brasil teria chegado a 1.201.686 (podem flutuar entre 957.085 e 1.494.692) em 28 de abril, um número 16 vezes maior que o oficial naquela data, de 73.553, que considera somente doentes graves e mortos (os casos de pessoas que sofreram internação).
Esse número supera o oficial dos Estados Unidos, o país mais atingido até agora pela pandemia e que também tem uma grande subnotificação e, portanto, pode ter ainda um total significativamente maior. A análise é do portal Covid-19 Brasil, que reúne cientistas e estudantes de várias universidades brasileiras.
- Falamos de ter ultrapassado em mortos a China, mas estamos em casos totais próximos dos EUA, mesmo tendo cerca de dois terços da população americana e tendo começado a sofrer com a epidemia um mês depois. Na verdade, se considerados os casos subnotificados de óbitos, também ultrapassamos a China há cerca de duas semanas - afirma o especialista em modelagem computacional Domingos Alves, integrante do grupo e líder do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).
E isso, sublinha ele, com o distanciamento social de cerca de 50% em todo o Brasil, insuficiente, mas que reduziu um pouco o ritmo de avanço do coronavírus. Com o enfraquecimento das medidas de distanciamento, o ritmo da epidemia deve acelerar.

com conteúdo
Ana Lucia Azevedo
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário