Novo oceano está se formando na África, dizem cientistas



O local em questão é a região de Afar, no leste da África, considerada uma das áreas mais quentes do planeta. Em 2005, formou-se ali uma enorme fenda, que tem agora cerca de 56 quilômetros de comprimento, recordam os cientistas.

De com acordo eles, por baixo da região árida o continente africano provavelmente está se dividindo.
Esta extensão desolada se localiza acima da juntura de três placas tectônicas (a somali, a arábica e a núbia) que estão se afastando lentamente umas das outras, dando lugar a um processo geológico que dividirá a África em duas e formará um novo oceano daqui a cinco milhões ou dez milhões de anos.

"O golfo de Áden e o mar Vermelho irão inundar a região de Afar, [adentrar] o vale do Rift e se tornar um novo oceano. Aquela parte da África Oriental se tornará um pequeno continente separado", declarou à NBC News Ken Macdonald, geofísico marinho e professor emérito da Universidade da Califórnia, EUA. 


Lugar 'único'


Comentando o assunto para a mídia, o doutorando Christopher Moore da Universidade de Leeds (Reino Unido) disse:
Este é o único lugar da Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica."
A afirmação do especialista foi feita com base em medições dos satélites que monitoram a atividade vulcânica no Leste da África, que está associada com a separação do continente.
O fenômeno do distanciamento entre as placas, em particular a arábica, deu origem ao mar Vermelho e ao golfo de Áden.
Embora os cientistas estimem a futura formação de um novo oceano, ainda não há certeza sobre a causa de tal fenômeno.
Contudo, acredita-se que isso acontece porque rochas superquentes oriundas do manto sob a África Oriental estão subindo em direção à superfície terrestre.

conteúdo
Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário