Postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

A FARSA do astronauta esculpido em igreja de mais de 500 anos


 
A figura talhada de um astronauta moderno pousado sobre a fachada da entrada norte da Catedral de Salamanca, na Espanha, destoa de todo o resto e impressiona a todos que passam por ali. A igreja, nos estilos barroco e gótico, foi construída entre 1513 e 1733. De forma inevitável, as teorias que envolvem os astronautas antigos, as viagens através do tempo e acontecimentos sobrenaturais surgem com explicações variadas.
No entanto, e apesar do "mistério", o astronauta enigmático da Catedral de Salamanca tem uma explicação muito mundana. A figura está localizada em uma coluna, na entrada da Nova Catedral, e representa um astronauta com botas, capacete e o que parece ser um sistema de respiração em seu peito, com tubos que se conectam a uma mochila na parte traseira de seu traje. Com a mão direita, ele segura uma espécie de vara e com a esquerda se apoia em uma folha. Seu rosto expressa uma perplexidade imutável.
 
Como é possível alguém ter esculpido uma imagem tão nítida de um astronauta moderno em uma catedral construída há centenas de anos e muito antes de tal personagem existir? Na verdade, isso aconteceu há muito pouco tempo, quando, em 1992, a catedral foi restaurada. Na época, a “Porta de Ramos”, como é chamada a entrada norte da Catedral, sofreu uma grande deterioração com o passar do tempo. Dessa forma, a escultura do astronauta seria uma adição do pedreiro Miguel Romero e teria escapado da observação do arquiteto Jerómio García de Quiñones, o responsável pela restauração. O fato teria obedecido a uma velha tradição, na qual os restauradores costumam incluir algum elemento moderno, próprio da época em que é realizada a restauração – neste caso, um astronauta. 
 

Claro que toda esta 'estória' no estilo "Eram os Deuses Astronautas?" causa forte apelo, com isso o "astronauta de mármore" da Nova Catedral virou um dos pedacinhos mais procurados e fotografados da catedral. 
No ano de 2011, segundo o site "El Mundo", foi a vez dele passar por uma restauração, após ter um braço vandalizado. Se a cidade não estivesse satisfeita com a intervenção/viagem no tempo de Romero, teriam removido o astronauta nessa oportunidade.
 
Pois é, por isso sempre é bom pesquisar muito antes de se ter certeza sobre alguma coisa...
 
com conteúdo
todonocosmos

Postar um comentário

0 Comentários