Microsoft volta atrás e dá boas-vindas a games independentes
Depois de ignorar os desenvolvedores independentes no anúncio do Xbox One, em maio, a Microsoft decidiu voltar atrás e demonstrar apreço pela comunidade, acolhida prontamente pela concorrente Sony e seu PlayStation 4. A empresa americana divulgou nesta terça-feira, às vésperas da Gamescom, maior feira de games da Europa, um programa de incentivo à produção de games independentes para seu próximo console.
Para encorajar a comunidade de programadores e designers, a Microsoft oferecerá kits gratuitos de desenvolvimento de jogos. A proposta faz parte de um programa maior chamado ID@Xbox, que permite a publicação de games para a plataforma da empresa. O kit equivalente para Xbox 360 (hardware e software) custa, aproximadamente, 10.000 dólares.
A decisão da Microsoft de facilitar a vida dos desenvolvedores e incentivá-los a criar títulos para o seu videogame é uma tentativa de virar o jogo, uma vez que a rival Sony é vista como empresa mais amigável aos olhos da comunidade independente. Durante a E3, a empresa japonesa dedicou parte de sua apresentação para falar da importância dos "indie games" para o PlayStation 4. A companhia fundada por Bill Gates, evidentemente, não quis ficar para trás.
Em entrevista à rede britânica BBC, o analista Ed Barton, da Strategy Analytics, afirmou que a Microsoft precisa levar a sério esse setor do mercado. "Ninguém sabe quando surgirá o próximo Minecraft — título indie que já vendeu mais de 20 milhões de unidades", diz o especialista. Embora os jogos independentes não representem uma parcela considerável nas vendas de jogos em todo mundo, esses títulos garantem prestígio às plataformas e, de quebra, ganham destaque na imprensa especializada.
veja
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário