Empresas de Tecnologia da Informação pedem mais apoio

Setor hoje perde em competitividade para outros Estados por falta de parcerias com o poder público.

A Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), que representa as empresas paranaenses de Tecnologia de Informação e Comunicações, entregou nesta terça-feira (23) um programa de propostas para alavancar o setor no Estado. Requião, foi representado no encontro pelo ex-presidente da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), Nizan Pereira.

Segundo o vice-presidente da Assespro-PR, Marcelo Woiciechovski, a entidade busca maior valorização das empresas locais e mais integração com o poder público. 
“Parques tecnológicos de outras cidades, como de Recife, que copiaram nosso modelo inicial, tiveram mais apoio e superaram o de Curitiba. Estamos perdendo recursos federais por falta de iniciativas públicas. Por isso é importante que os candidatos estejam alinhados com as nossas propostas para impulsionar o setor”, afirmou.
O parque do software de Curitiba, um dos pioneiros do país, tem hoje 20 empresas instaladas. Os seis arranjos produtivos locais do Estado, nas regiões de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Oeste e Sudoeste do Paraná, reúnem um total de 300 empresas, gerando mais de 16 mil empregos diretos. 
De acordo com Nizan Pereira, a aproximação e a disposição da entidade para o diálogo com o poder público é fundamental. “Tivemos grandes avanços durante a gestão 2003-2010 que devem ser aprofundados, na medida em que o trabalho do setor cresce em importância a cada dia e precisa de apoio”, afirmou.
A aproximação das empresas com as universidades estaduais e a abertura para que soluções em tecnologia nas áreas de educação, saúde e segurança possam ser oferecidas, por meio de parcerias com o governo, foram ideias defendidas no encontro.
Além de representantes da Assespro-PR, participaram do evento diretores do Sindpd-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação do Paraná), do Sinditic-PR (Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e da Associação das Empresas e Entidades do Parque do Software de Curitiba, além de empresários e colaboradores.
Assessoria de Imprensa Requião/ Marcos Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário