Coluna da Andry Simão - Afinal, o que é política?





O que surge em sua mente quando pensa em política?
Qual a sua referência hoje de política?
O que é política para você?
Hoje, com a atual crise econômica, os problemas de governabilidade, lava-jato e constantes denúncias de corrupção, para muitos, a política está ligada a um mundo sujo, perigoso, inabitável para pessoas boas e de bem. Mas afinal, o que é política?

O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. Poderia citar milhares de definições, mas a principal, e que merece destaque no momento, é cuidar dos interesses da população, do bem comum, representar o cidadão em suas necessidades. A política, propriamente dita, foi criada para esse fim.

A política, com a qual lidamos hoje, é, para uma grande parte da população, sinônimo de palhaçada, uma brincadeira onde pessoas que tem uma certa fama, são eleitas, mesmo não tendo a menor ideia do que deve ser feito.

Política é uma coisa séria, exige responsabilidade, conhecimento, dedicação. Os votos de protesto denigrem a imagem da política real, verdadeira. Votar conscientemente significa conhecer o seu candidato, analisar se ele merece realmente o seu voto e se tem capacidade de te representar. Eu, sinceramente, não quero ser representada por alguém que não tem ideia do que está fazendo, que não estuda sobre o assunto e vê a política como uma brincadeira.

Aí, podem me dizer “Mas Andry, você está entrando na política por consequência de um concurso de beleza!” Sim, realmente, o concurso me abriu muitas portas, não posso negar. Minha função de Rainha se dá quando estou de faixa e coroa, momentos esses que represento e desempenho muito bem meu papel, com muito orgulho, mas fora disso, sou a Andry Simão, uma pessoa normal, como qualquer outra, preocupada com os interesses do próximo, em trabalhar para um mundo melhor. Não estou entrando por status, poderia alcança-lo de outra forma, afinal, as pessoas costumam odiar a política e os políticos que nele se encontram. Estou correndo esse risco, dando minha cara a tapa para todos os tipos de comentários e interpretações porque realmente sei o significado real da política, quero e sei que posso trabalhar com competência e seriedade, representando os interesses de pessoas de bem. Não sou um rostinho bonitinho, mais alguém que está entrando para garantir um “emprego”. Cresci no meio político, entendo do assunto. 
Não quero me promover, quero promover Colombo, a cidade que eu amo. 
Entendo a função de um vereador, e estou pronta para desempenhar este trabalho em prol de nossa gente. 
Política não é uma coisa suja, sujas são as pessoas que colocamos lá dentro. Em época eleitoral, todos são muito bons e competentes, nos prometem mundos e fundos e fica realmente difícil saber quem está de fato sendo sincero, mas com um pouquinho de consciência, sabemos identificar os verdadeiros.

Aos entendedores, fica redundante o fato de usar tantas vezes a palavra Política nesse texto, mas não se preocupem, é intencional. Fixe a política em sua vida, em suas leituras, estude sobre, para daí sim, saber falar e viver a política!



Nenhum comentário:

Postar um comentário