Novo recurso da WhatsApp continua o mimetismo do Snapchat pelo Facebook


O Facebook ofereceu US $ 3 bilhões para comprar o efêmero aplicativo de mensagens Snapchat em 2013. O fundador da Snapchat, Evan Spiegel, recusou a oferta.Desde então, o Facebook e alguns de seus principais aplicativos - incluindo Instagram, WhatsApp e Messenger - têm tentado explorar os recursos de compartilhamento de fotos, explosivamente populares, desenvolvidos pela Snapchat.
O último sinal disso veio na segunda-feira com o WhatsApp, um aplicativo de mensagens móveis usado por 1,2 bilhão de pessoas, revelou uma versão de seu recurso de Status que leva um número significativo de pistas do Snapchat. Semelhante ao recurso Stories do Snapchat, o Status do WhatsApp agora permite que as pessoas compartilhem imagens, GIFs e vídeos como uma atualização de status, todos os quais duram 24 horas antes de desaparecerem.O movimento segue uma série de ações do Facebook para emular o Snapchat. Em agosto, Instagram introduziu um recurso de histórias que era uma cópia quase exata do Snapchat. Em dezembro, o Messenger renovou sua aparência para enfatizar o envio de fotos, assim como Snapchat. Como a empresa mãe Snapchat, a Snap, posicionou-se como uma empresa de câmeras, o Facebook experimentou a criação de um recurso de câmera a primeira coisa que as pessoas vêem ao abrir o aplicativo principal da rede social.Mesmo que a imitação seja o maior elogio, os executivos da WhatsApp não o estão admitindo. "Nós construímos coisas porque realmente esperamos que as pessoas vão querer usá-las ainda mais", disse Randall Sarafa, gerente de produto da WhatsApp, em uma entrevista sobre a nova versão do Status. Evitando qualquer menção direta de Snapchat, ele acrescentou: "Nós realmente não pensamos em construir coisas por outras razões."Uma porta-voz da WhatsApp não quis comentar mais.Uma porta-voz da Snapchat se recusou a comentar as semelhanças com o WhatsApp, e um assessor de imprensa da Instagram se recusou a comentar além de declarações públicas anteriores. Mas a porta-voz do Facebook Messenger, Jennifer Hakes, disse: "De certa forma, a câmera agora está substituindo o teclado. À medida que mais pessoas usam o Messenger em suas vidas cotidianas, queremos torná-lo mais rápido, mais simples e divertido de enviar fotos e vídeos - então construímos a nova câmera Messenger. "Os movimentos do Facebook estão se desenrolando em um momento crítico para o Snap. A empresa está prevista para ir público no próximo mês no que é susceptível de ser uma das maiores ofertas de tecnologia pública desde os do serviço de mídia social Twitter em 2013 e o gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba em 2014. Os investidores têm grousing sobre como não rentável Snap é e como seu número de usuários parece pequeno. No domingo, Sriram Krishnan, um dos principais gerentes de produto da Snapchat, disse no Twitter que estava deixando a empresa.A emulação do Snapchat do Facebook tem um significado mais amplo, já que a rede e seus aplicativos estão se movendo em direção a uma forma mais visual e interativa de comunicação.Durante anos, aplicativos como o WhatsApp, Facebook e Twitter foram basicamente baseados em texto. O Twitter subiu para a popularidade, capitalizando SMS textos curtos e a maioria dos mais de 50 bilhões de mensagens WhatsApp enviadas diariamente são baseadas em texto.Mas em 2011, Spiegel viu uma nova possibilidade quando ele e Bobby Murphy, seu irmão de fraternidade da Universidade de Stanford, fundaram Snapchat. Seu foco era em tornar mais simples enviar fotos e vídeos a amigos. Fazendo a câmera o foco - ao contrário dos concorrentes, Snapchat torna a primeira coisa que você vê depois de abrir o aplicativo - permite que as pessoas enviem imagens muito mais rápido do que com outros aplicativos, que muitas vezes exigem dois ou três passos para abrir a câmera.A ênfase de Snapchat também tem sido na efemeridade, com fotos e histórias desaparecendo pouco depois de serem enviadas. Esse foco tornou muito mais fácil para as pessoas enviarem mais fotos umas às outras, porque elas não precisam se preocupar com essas imagens que ficam para sempre. Os usuários da Snapchat enviam mais de 2,5 bilhões de mensagens e imagens por dia, de acordo com o prospecto inicial de oferta pública da empresa.
Concorrentes como o Instagram, o site de compartilhamento de fotos de propriedade do Facebook, finalmente perceberam como os modelos diferentes de compartilhamento de fotos e atualizações de status de multimídia se tornaram populares. Após relatos de um declínio no compartilhamento de fotos dentro de seu aplicativo, o Instagram começou a fazer alterações para manter os usuários voltando e compartilhando mais fotos.
Em março passado, o Instagram mudou para uma alimentação personalizada de fotos baseada em algoritmos, uma mudança da ordem cronológica inversa que historicamente havia usado. Em agosto, Instagram introduziu seu Snapchat parecido, Stories.
Quanto coordenação há no Facebook e entre WhatsApp, Instagram e Messenger sobre como lidar com Snapchat não está claro. Enquanto os executivos da empresa se reúnem regularmente com o executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, para verificar e dar atualizações sobre a estratégia de produto de longo prazo, eles disseram em entrevistas anteriores que eles mantêm um nível de autonomia no local de trabalho.

"Nós operamos de uma forma bastante independente do Facebook", disse Sarafa, da WhatsApp, em entrevista recente.Ainda assim, muitos dos executivos de produtos dessas empresas reconhecem que algumas de suas atualizações não são totalmente originais e dão crédito ao Snapchat por criar um novo tipo de "formato".Em uma entrevista em agosto, Kevin Systrom, fundador e diretor-executivo da Instagram, não mencionou Snapchat pelo nome, mas reconheceu que "outras empresas merecem todo o crédito" por popularizar desaparecimento de fotos e vídeos."Este formato desbloqueia uma nova versão da criatividade para nós", disse Systrom. "Acho que o Instagram será julgado por onde vamos daqui e o que faremos dele no futuro."O produto Instagram's Stories - o Snapchat parecido - tornou-se um sucesso: mais de 150 milhões de pessoas usam diariamente. Em seu pedido inicial de oferta pública, Snap citou a direção do Instagram como um fator de risco potencial para seu próprio crescimento.No WhatsApp, o recurso de Status foi originalmente concebido como uma mensagem de texto de ausência, semelhante ao do produto Instant Messenger da AOL dos anos 90, o que facilitava que os amigos soubessem se você estava ao redor do texto ou se estava ocupado demais .O recurso Status atualizado substitui esse texto por multimídia mais rica. Agora, como acontece com as histórias de Snapchat, os usuários do WhatsApp podem postar fotos, vídeos e GIFs como seu status, que dura 24 horas antes de desaparecer. Os usuários do WhatsApp também podem enviar suas atualizações de status como mensagens para amigos individuais ou múltiplos de uma só vez, da mesma forma que o sistema de mensagens do Snapchat está estruturado.O WhatsApp reconhece que seu recurso mais recente pode não ser completamente original. Mas ainda espera que ele vai trazer o sucesso app semelhante."É óbvio que todos estamos vendo ampla adoção deste formato em toda a indústria agora", disse Sarafa. "Nossa esperança é que com esta atualização, as pessoas vão encontrar novas maneiras de compartilhar e consumir mídia no WhatsApp, também."
   
Mike Isaac
The New York Times

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