Cientistas explicam motivo de guerra civil entre chimpanzés



Em 1974, os cientistas do Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, começaram a notar uma crescente hostilidade entre dois bandos de chimpanzés do lugar, que rapidamente acabaria em uma sangrenta guerra civil. Jane Goodall, famosa britânica especialista em primatas, chamou o conflito de “a guerra dos quatro anos”.

Apesar da rigorosa investigação realizada sobre esse conflito particular, até o momento, os cientistas não haviam sido capazes de determinar o que deu início a essa luta. Agora, o professor de antropologia evolutiva da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, Joseph Feldblum, publicou na revista American Journal of Physical Anthropology um exaustivo estudo que explica os motivos por trás da cruel guerra entre chimpanzés.

Feldblum acredita, após analisar os registros da interação social dos chimpanzés, que a briga começou por “uma luta de poder entre os machos de alta hierarquia”. Ao que parece, a incomum baixa quantidade de fêmeas disponíveis registrada na época tornou a disputa mais complexa, fazendo com que a violência crescesse velozmente. “É triste ver a sequência de eventos na qual uma comunidade maior aniquilou por completo a menor e, depois, tomou seu território”, declarou.


BBC
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário