Fóssil de bebê-pássaro ajuda a entender a evolução das aves



Um pequeno bebê pássaro fossilizado de 127 milhões de anos está auxiliando pesquisadores a entender a evolução das aves desde a época dos dinossauros. O estudo sobre a descoberta foi publicado no início deste mês na revista Nature.

Com apenas cinco centímetros e cerca de oito gramas, o pássaro pertencia ao grupo dos Enantiornithes, e morreu em um estágio crítico da formação dos ossos. O animal foi encontrado no sítio arqueológico de Las Hoyas, Espanha.
Segundo o autor do estudo, Fabien Knoll, paleontólogo da Universidade de Manchester, estudar esse fóssil vai permitir entender a evolução das aves em geral. "A diversificação evolutiva das aves resultou em uma ampla gama de estratégias de desenvolvimento da incubação e diferenças importantes em suas taxas de crescimento. Ao analisar o desenvolvimento ósseo, podemos observar toda uma série de características evolutivas", aponta.
Luis Chiappe, do Museu de História Natural de Los Angeles, coautor do estudo, acrescenta: "É impressionante perceber quantas das características que vemos entre os pássaros vivos já foram desenvolvidas há mais de 100 milhões de anos".

Newsweek
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário