Criada máquina capaz de “ler” mentes



A ciência pode ter ser aproximado de um feito que só existia em histórias sobrenaturais ou de ficção científica: a leitura de mentes. Pesquisadores criaram uma máquina que consegue monitorar a atividade cerebral de um paciente e reconstruir frases que ele ouviu. Segundo os cientistas, é a primeira vez que um estudo foi capaz de decodificar frases em tempo real baseado apenas em atividade neural.

Quando alguém ouve outra pessoa falar, uma região do cérebro conhecida como giro temporal superior é ativada. Essa atividade neural pode ser usada para decodificar uma série de informações, inclusive as propriedades acústicas da fala. Incrivelmente ela também pode ser usada para reconstruir sequências de fonemas e os padrões de vogais e consoantes, segundo o novo estudo. A pesquisa dos cientistas David A. Moses, Matthew K. Leonard e Edward F. Chang foi publicada no Journal of Neural Engineering.
Dois pacientes participaram do estudo. Para isso eles foram submetidos a implantes neurais colocados diretamente na superfície do cérebro. Eles ouviram 10 frases enquanto eletrodos monitoravam suas atividades cerebrais. Um software decodificou a atividade e foi capaz de reconhecer em tempo real o que era dito a eles com 90% de precisão.
Os pesquisadores esperam que essa tecnologia possa ser utilizada no futuro para auxiliar pacientes paralisados ou com dificuldades na fala.

iflscience
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário