Cai 8% a renda do trabalhador com curso superior



O diploma de ensino superior até blindou trabalhadores do desemprego, mas a renda média deste segmento caiu 8% de 2014 para cá. É uma das rendas médias que mais caíram dentre todos os segmentos calculados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – IBGE) no cenário devastado da economia brasileira desde o golpe.

“A renda média de quem tinha ensino superior foi uma das que mais caíram durante a crise, considerando-se os grupos por escolaridade. A queda foi de 8%, o que pode indicar tanto achatamento como desemprego e recolocação por salário menor, avalia Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. Passou de R$ 5.071 no primeiro trimestre de 2014 para R$ 4.663 no mesmo período de 2018.
- Muitas empresas que terceirizavam mão de obra, inclusive qualificada, trocaram de contrato para reduzir custos, contratando outros trabalhadores por salário menor. A crise também levou muitas pessoas com ensino superior a empregos informais. Elas tiveram de se adaptar ao que havia no momento - analisa Dilza Taranto, coach de Recursos Humanos.”
Leia mais aqui.

conteúdo
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário