Esta cor pode ser culpada por sua falta de sono



Cientistas da Universidade de Manchester descobriram uma cor capaz de atrapalhar o nosso sono. Mesmo que você durma oito horas por noite, a qualidade do tempo na cama piora se você for muito exposto a ela. A pior parte é que você tem contato diário com esse matiz e, provavelmente, isso também acontece pouco antes de dormir.

A cor é o ciano, um azul-esverdeado comumente emitido por telas de smartphones e de computador.
O estudo publicado na revista Sleep mostrou que voluntários foram expostos a diferentes níveis de ciano e depois tiveram medidos seus níveis de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. Quanto mais luz ciano nas vistas, menos melatonina era encontrada na pessoa.
Já faz algum tempo que sabemos sobre a influência da luz do celular sobre o nosso sono, mas o mecanismo cromático envolvido está cada vez mais mapeado. Agora que temos um culpado mais específico, os pesquisadores poderão trabalhar em maneiras de resolver o problema. Uma das apostas é a tela melanópica, tecnologia que permite ao usuário ajustar os níveis de emissão de ciano. Os cientistas acreditam que essa tecnologia pode ser adotada em pouco tempo nos smartphones e computadores.
Por enquanto, para melhorar o seu sono, você pode evitar o uso de telas 30 minutos antes de dormir e, durante o dia, ativar o modo “filtro de azul” no seu celular. A função está disponível para iOS e Android e ajuda a diminuir um pouco a exposição ao ciano.


conteúdo
Felipe Sali
Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário