Ministro do Trabalho é afastado pelo STF e PF faz operação na Câmara Federal



O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o ministro do Trabalho, Helton Yomura, em decorrência de uma nova fase da Operação Registro Espúrio, que apura fraudes na concessão de registro sindicais ocorridas na pasta. A Polícia Federal está cumprindo, nesta quinta-feira (5), um mandado de busca e apreensão no gabinete da Câmara do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Yomura também foi impedido de frequentar o ministério ou manter contato com demais investigados ou servidores da pasta.
Ao todo, a PF está cumprindo 10 mandados de busca e apreensão e outros três mandados de prisão temporária em Brasília e no Rio de Janeiro. Também foram impostas medidas cautelares de maneira a impedir que os políticos investigados frequentem o ministério. Youmura foi apontado pela PF como "testa de ferro" dos caciques do PTB para dar continuidade ao esquema implantado no ministério. Ele deverá prestar depoimento ainda na manhã desta quinta-feira.
Por meio de nota, a Polícia Federal disse que "as investigações e o material coletado nas primeiras fases da Operação Registro Espúrio indicam a participação de novos atores e apontam que importantes cargos da estrutura do Ministério do Trabalho foram preenchidos com indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta".

conteúdo
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário