Deputado Anibelli Neto, líder da oposição, critica desempenho do Paraná no IDEB



Em discurso nesta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa, o deputado Anibelli Neto (MDB), líder da bancada de oposição, criticou o desempenho do Paraná no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado no último final de semana.

Segundo o ranking, elaborado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Paraná ficou apenas na 7ª posição na avaliação da 3ª série do ensino médio e na 9ª colocação na avaliação do 9º ano do ensino fundamental entre os 27 estados brasileiros.
“Este dado nos deixou extremamente preocupados. O Paraná é a 4ª economia do país, mas a educação pública não recebeu a atenção que deveria do governo estadual nos últimos anos. A gestão que está acabando deixa um legado de absoluto descaso com o ensino público no Paraná”, criticou.
Anibelli destacou que quando o MDB estava no comando do governo estadual a nota do IDEB foi sempre superior ao índice projetado pelo INEP.
“Em 2007, o IDEB registrado no Paraná foi de 3,7, sendo que a meta era 3,3. O mesmo aconteceu em 2009 e 2011, com índices observados de 3,9 e 3,7, quando as metas eram de 3,4 e 3,6. Já a partir do último governo, no entanto, o Paraná passou a não cumprir as metas estipuladas. Em 2013, o IDEB foi de 3,4, quando a meta era de 3,9. Já em 2015 e 2017 o índice registrado foi de 3,6 e 3,7, quando as metas eram 4,2 e 4,6”, afirmou.
O parlamentar também cobrou que os candidatos ao governo do Estado apresentem aos paranaenses suas propostas para e educação básica. “Nós esperamos que os candidatos digam o que fizeram pela educação, quais são as propostas e o que farão no futuro”.

com
conteúdo
café com kibe

Nenhum comentário:

Postar um comentário