Imagens de faraó e deus-crocodilo são descobertas em templo egípcio



Arqueólogos encontraram no Egito dois tabletes de arenito contendo imagens milenares. A descoberta foi feita no templo Kom Ombo, na cidade de Aswan. Entre as figuras representadas, estão o deus-crocodilo Sobek e o faraó Seti I.

Inscrições em uma das placas mostram Seti I ao lado de Sobek e de Hórus, o deus com cabeça de falcão. Esse tablete mede 2,3m de altura por 1m de largura. Apesar de estar quebrado em duas partes, os pedaços estão bem preservados.
O faraó Seti I governou entre os anos 1290 e 1279 a.C. Seu reinado foi importante, reconquistando territórios perdidos por governantes anteriores e fortalecendo as fronteiras do Egito. Ele foi sucedido no trono por seu filho, Ramsés II.
O outro tablete tem 3m de altura por 1m de largura. Apesar de ter sido encontrado quebrado e em más condições de preservação, foi possível juntar seus pedaços. A placa mostra o rei macedônico Ptolomeu, que reinou entre 221 e 205 a.C, após Alexandre, o Grande. Ele ficou conhecido como um governante fraco e beberrão. Ele é representado ao lado de sua mulher e de várias divindades egípcias.



conteúdo
IFLScience
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário