Quem bebe de vez em quando vive mais



Sim, beber uma vez ou outra é melhor do que não beber nunca! Faz bem à saúde e pode até aumentar seu tempo de vida. Mas, calma lá, antes de comemorar: só vale para quem bebe pouco – um drink por dia, no máximo. Encher a cara, beber até cair só faz mal mesmo.

Para descobrir isso, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, analisaram um estudo feito com 41 mil pessoas em 1988 e 2006. Todos contavam sobre os hábitos alcoólicos. Em 2006, quem ainda estava vivo, foi entrevistado de novo. O pessoal do Colorado percebeu que os participantes que bebiam pouco estavam no grupo com mais sobreviventes – só perdiam para os abstêmios religiosos.
A taxa de mortalidade entre os outros abstêmios (não religiosos) era 17% maior do que a de quem bebia com moderação.
Já a turma que tomava até dois drinks por dia o risco de morrer aumentava 9%. E entre os beberrões (mais de 3 drinks), as mortes foram 58% maiores do que no grupo de quem pegava bem leve com a bebida.
É que a bebida até tem um lado positivo: reduz o estresse e protege contra algumas doenças. Mas tem outros tantos pontos negativos, bem conhecidos (câncer, cirrose, etc). Então os benefícios só funcionam mesmo quando você ingere uma quantidade bem pequena de álcool.
Pra variar, a dica da ciência é: beba pouco.

conteúdo
(Via University of Colorado)
Carol Castro
super

Nenhum comentário:

Postar um comentário