Como foram definidos os termos direita e esquerda na política?



Essa história de lados na política tem mais de 200 anos, herança da Revolução Francesa. A “esquerda”, o “centro” e a “direita” eram as posições ocupadas pelos grupos políticos na Assembleia Nacional.

A ala revolucionária, composta pelos homens “comuns”, ficava à esquerda do palanque, os moderados ocupavam o centro do salão e os conservadores, que apoiavam o rei, sentavam-se à direita. À época, a esquerda era considerada como o “partido da mudança” e a direita era o “partido da ordem”.

Atualmente, a definição dos termos é mais complexa e varia de lugar para lugar. Em linhas gerais, porém, a principal diferença está na preferência que se dá à igualdade ou à liberdade: a esquerda tende a dar mais importância à luta contra as desigualdades sociais e à intervenção do governo na sociedade, enquanto a direita valoriza as liberdades individuais e de mercado.


Fontes: Antônio Lassance, doutor em Ciência Política pela UnB, e livro Esquerda e Direita: Razões e Significados de Uma Distinção Política, de Norberto Bobbio.

conteúdo
oráculo
super

Nenhum comentário:

Postar um comentário