Narcisistas são pessoas 'horríveis, mas felizes', indica pesquisa



Os narcisistas podem ter delírios "grandiosos" sobre sua própria importância e uma certa falta de "vergonha" — mas os psicólogos acreditam que eles também são mais felizes do que a maioria das pessoas.
Um estudo em curso sobre narcisismo, realizado por pesquisadores da Queen's University, em Belfast, na Irlanda do Norte, mostra que indivíduos com essa característica são capazes de enfurecer quem está ao seu redor, mas são menos propensos a ficar estressados ou deprimidos.
De acordo com o psicólogo Kostas Papageorgiou, que conduziu a pesquisa, as reações negativas ao narcisismo podem ofuscar os benefícios que existem em ser narcisista.
Os pesquisadores tentaram entender por que o narcisismo parece estar "em ascensão nas sociedades modernas" — seja na política, nas redes sociais e na cultura de celebridades —, uma vez que também é visto como algo "socialmente tóxico".

'Pouca vergonha ou culpa'

Eles definem os narcisistas como indivíduos propensos a "se envolver em comportamentos arriscados, sustentar uma visão de superioridade irrealista de si mesmos, excessivamente confiantes, que mostram pouca empatia pelos outros e sentem pouca vergonha ou culpa".
Com tantos atributos negativos, os pesquisadores queriam saber por que o narcisismo parece tão visível e frequentemente recompensado — em vez de ser penalizado.
O narcisismo é um dos "traços sombrios" da personalidade identificados pelos psicólogos, assim como a psicopatia, o maquiavelismo e o sadismo.
A pesquisa — que avaliou 700 adultos, por meio de questionários respondidos em três estudos — sugere que, embora o narcisismo possa ser nocivo para a sociedade, parece ser benéfico para os indivíduos narcisistas.
Eles podem passar por cima dos outros e deixar um rastro de dano emocional ao seu redor — mas parecem também estar imune a se sentir mal consigo mesmos.
Eles apresentam níveis mais baixos de estresse e são menos propensos a ver a vida como estressante — sua autoconfiança e senso exagerado de importância própria acabam se tornando características "protetoras".

'Preocupação com poder'

Esse estudo sucede uma pesquisa anterior da mesma universidade, que indica que os narcisistas são mais propensos a ser bem-sucedidos no trabalho e em suas vidas sociais — com uma "resistência mental" que os ajuda a superar a rejeição ou decepção.
Papageorgiou também analisou como diferentes dimensões do narcisismo poderiam apresentar resultados emocionais distintos.
Os narcisistas com fortes características "grandiosas" podem ter uma "preocupação com status e poder", além de um "senso de importância superinflado", diz ele.
Já os narcisistas "vulneráveis" podem ser muito mais defensivos e ter uma tendência a ver o comportamento de outras pessoas como "hostil".
Em termos do seu próprio senso de bem-estar e capacidade de lidar com o estresse, é provável que os narcisistas "grandiosos" tenham características "muito positivas", segundo Papageorgiou.
"Embora, é claro, nem todas as dimensões do narcisismo sejam boas, certos aspectos podem levar a resultados positivos", afirma.
Tais características psicológicas "não devem ser vistas como boas ou ruins, mas como produtos da evolução e das expressões da natureza humana, que podem ser benéficas ou prejudiciais, dependendo do contexto."
Pesquisas futuras podem encontrar uma maneira de cultivar algumas dessas características, e de desencorajar outras, "para o bem geral".




conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário