PANDEMIA CORONAVÍRUS - Como ficam os portadores de VITILIGO?



O médico e Doutor John E. Harris, da
University of Massachusetts Medical School, responde a pergunta sobre PANDEMIA CORONAVÍRUS - Como ficam os portadores de VITILIGO?


Muitos estão me perguntando se os indivíduos com vitiligo estão em maior risco de contrair o novo coronavírus, o COVID-19, responsável por uma pandemia em andamento. No geral, a resposta é não. Imaginei que dedicaria algum tempo para escrever este blog enquanto eu e minha família estivéssemos "socialmente distanciados" a fim de retardar a propagação da pandemia em nossa pequena parte do mundo. Então, estamos presos em nossa casa e pensando em todos que estão preocupados com o que essa pandemia significa para eles e seus entes queridos.
O vitiligo é uma doença auto-imune da pele, o que significa que alguém com vitiligo tem um sistema imunológico que está apresentando um mau funcionamento em pequena escala. O papel normal do sistema imunológico é protegê-lo contra infecções e câncer. Assim como qualquer característica que você possa ter (altura, peso, cor do cabelo etc.), sua composição genética pode influenciar a qualidade e a força de sua resposta imune. No vitiligo, as células imunológicas estão atacando os melanócitos, ou células pigmentares, mesmo que as células não sejam perigosas.

Assim, como algumas pessoas são muito altas, outras são muito baixas e a maioria está em algum lugar no meio, algumas pessoas têm um sistema imunológico muito forte em uma área, muito fraco em uma área ou em algum lugar no meio. Indivíduos com vitiligo têm uma resposta imune muito forte contra seus melanócitos, o que resulta nessas células normais sendo mortas e manchas brancas aparecendo onde isso aconteceu, porque não conseguem mais pigmentar. Isso é realmente bom de uma perspectiva, porque significa que eles têm um risco menor de desenvolver melanoma e outros cânceres de pele (é o que essa parte da resposta imune deve estar fazendo - protegendo do melanoma). Para que o sistema imunológico "com defeito" esteja causando manchas brancas na pele, mas também diminuindo as chances de câncer de pele - acho que isso é "bom" ou "ruim" depende da sua perspectiva.

Mas, de qualquer maneira que você olhe, isso não significa que seu sistema imunológico esteja fraco porque você tem vitiligo. Na verdade, isso significa que é um pouco forte demais, então você provavelmente NÃO é mais suscetível ao coronavírus ou a qualquer outro vírus. Alguns de meus pacientes relatam que têm menos infecções do que seus amigos e familiares, e isso pode refletir o fato de o sistema imunológico estar um pouco hiperativo. Mas apenas porque o sistema imunológico é hiperativo em um pequeno aspecto (contra os melanócitos), isso não significa necessariamente que ele é forte em todos os aspectos, então todos provavelmente são um pouco diferentes. Mas, em geral, a mensagem que leva para casa é que ter vitiligo não significa que seu sistema imunológico esteja fraco ou que é mais provável que você tenha uma infecção.

Obviamente, sempre há exceções à regra. Em casos muito raros, os pacientes sofrem de doenças auto-imunes porque seu sistema imunológico apresenta um mau funcionamento mais significativo que pode aumentar a probabilidade de desenvolver vitiligo (ou outras doenças auto-imunes) E infecções. Este não é o caso da maioria das pessoas, e se você tivesse uma dessas síndromes, provavelmente já a saberia. Um exemplo disso é a Síndrome de Imunodeficiência Variável Comum (IDCV), e só vi uma ou duas pessoas com isso em toda a minha carreira. Então, novamente, isso é muito incomum e não sabemos ao certo por que o sistema imunológico funciona dessa maneira nessas pessoas, mas a maioria das pessoas com vitiligo NÃO tem isso.

Outra ressalva a se pensar é quando os pacientes com vitiligo estão usando tratamentos para prevenir a propagação de sua doença ou revertê-la. A maioria desses medicamentos suprime o sistema imunológico de alguma forma, uma vez que a causa central do vitiligo é a autoimunidade ou hiperatividade da resposta imune. De fato, é por isso que eles funcionam. Muitos estão usando pomadas ou cremes tópicos, e estes têm um risco MUITO baixo (ou NÃO) de afetar sua capacidade de combater infecções, uma vez que muito pouco, se houver, do medicamento vai além da pele. Além disso, muitos estão usando tratamentos de luz UVB de banda estreita, que novamente afetam apenas a pele e isso não é mais perigoso do que sair ao sol (na verdade, MUITO PERIGOSO, mas esse é outro tópico).

Algumas pessoas estão tomando doses orais de esteróides orais, que usamos para impedir a propagação do vitiligo em pessoas com doenças muito ativas. Eu costumo usar dexametasona em apenas 2 dias por semana por cerca de 3 meses, porque parece funcionar muito bem e não tem efeitos colaterais para a maioria das pessoas. Em teoria, isso pode afetar o sistema imunológico mesmo além da pele, porque é tomado por via oral. No entanto, praticamente não vimos riscos aumentados de infecção em pacientes que tomam dessa maneira, provavelmente porque é uma dose tão baixa. Por ser tão bem tolerado, gostamos de usá-lo quando necessário.

Finalmente, alguns pacientes estão tomando medicamentos mais novos fora do rótulo (quando os medicamentos são aprovados pela FDA para uma doença, mas usados ​​para outra) ou como parte de um ensaio clínico. Os exemplos incluem os novos inibidores de JAK, como Xeljanz (tofacitinibe) e Jakafi (ruxolitinibe), bem como algumas versões mais recentes que ainda nem têm nomes reais. Novamente, os usados ​​topicamente não parecem ter nenhum efeito no sistema imunológico fora da pele. Algumas pessoas estão tomando inibidores orais do JAK para vitiligo, Xeljanz off-label ou medicamentos mais recentes em um ensaio clínico. Para ser completamente honesto, ainda não sabemos como esses medicamentos afetarão as respostas a infecções como o coronavírus. Eles são um tanto "direcionados", o que significa que não estão apenas suprimindo toda a resposta imune, estão afetando apenas uma parte dela, a parte que está causando autoimunidade no vitiligo e em outras doenças. Mas ainda não sabemos todos os detalhes sobre como o sistema imunológico funciona, por isso estamos trabalhando para melhorar esse entendimento. Para tornar as coisas ainda mais complicadas, alguns médicos estão realmente usando inibidores de JAK para tratar pessoas com infecções graves por coronavírus, pois parece que os sintomas mais graves são de uma reação exagerada do sistema imunológico ao vírus, o que prejudica os pulmões. Portanto, esses medicamentos podem até ajudar aqueles que estão infectados de alguma forma.

Em resumo, na maioria dos casos, você não corre um risco maior de contrair COVID-19 se tiver vitiligo. Se você estiver tomando medicamentos para o vitiligo e ainda estiver preocupado com a forma como isso pode afetá-lo, converse com seu médico. E, como dizemos a todos, faça sua parte para impedir a propagação do vírus durante esta pandemia, lavando as mãos, não se reunindo em grandes grupos e encontrando pessoas por telefone ou videoconferência em vez de pessoalmente, quando possível. Existem três coisas que afetam a propagação do vírus:

    quantas pessoas têm hoje,
    com quantas pessoas eles entram em contato todos os dias e
    a rapidez com que o vírus é capaz de se espalhar.

Você pode afetar duas dessas variáveis ​​limitando o contato com outras pessoas e lavando as mãos regularmente.

Nós vamos superar isso, mas temos que trabalhar juntos e apoiar um ao outro. Nós da Clínica e Centro de Pesquisa Vitiligo estamos pensando em como podemos ajudar com isso. De acordo com a política da UMass, paramos nossa pesquisa por algumas semanas. Não se preocupe, voltaremos à nossa busca de cura o mais rápido possível. Também estamos pensando em como podemos limitar a disseminação na clínica e discutir políticas agora. Fique ligado!


conteúdo
John E. Harris MD. PHD
UMASS Medical School

Nenhum comentário:

Postar um comentário