Mais de 250 mil pessoas saíram às ruas nesta segunda-feira (17) pelo país para protestar contra o aumento das tarifas de transporte, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público, entre outras reivindicações.
As manifestações aconteceram em 12 capitais, e muitas delas contaram com a participação de artistas. Outros famosos, inclusive internacionais, também comentaram os protestos por meio de suas redes sociais.
Veja abaixo a repercussão dos protestos:
Anitta (@euanitta), funkeira, no Instagram: "Prepara que agora, é a hora de mudar essa B..., do que que adianta a P... dessa copa, saúde, segurança está tudo uma droga vem aqui pra rua, sai pra fora... Prepara é a hora da mudança vem você também, não precisa quebrar nada e só lutar pro bem, não é 20 centavos, é a nossa lei, o país está acordando e quer saber?!".
Astrid Fontenelle (@astridfontenell), apresentadora, no Twitter: "Salve!! E Salve você que foi pras ruas ontem. Vocês me representam!! Hoje tem mais, Praça da Sé às 17:00".
(Foto: Reprodução/Instagram)
Bruno Gagliasso (@bgagliasso), ator, no Twitter: "Amigos juntos com um único foco: O FUTURO DO BRASIL! #avantebrasil #vemprarua #protestorj".
Caetano Veloso, cantor e compositor, em seu site oficial (clique aqui para ler texto na íntegra): "Sinto identificação espontânea com os manifestantes. Aqui no Rio, desde a resistência contra a derrubada da Escola Friedenreich e a defesa da Aldeia Maracanã, senti, pelos emails que recebia, por conversas que tive e pelos vídeos em que policiais apareciam jogando gás lacrimogêneo (sendo que meu candidato à prefeitura do Rio nas últimas eleições, Marcelo Freixo, foi atingido ao ir prestar solidariedade aos resistentes), que esse tipo de manifestações cresceria. Que tenha sido em reação ao aumento da tarifa dos ônibus que esse cresciemento se mostrou evidente, só confirma minha percepção de que se trata de algo genuíno, uma expressão de insatisfação da população com um quadro público que demonstra cansaço. Não é apenas o governo do PMDB no estado e na prefeitura, nem o do PT no âmbito federal. É toda uma conjuntura que precisa ouvir dos cidadãos que não há mais aceitação passiva do que quer que seja. De minha parte, identifico-me com os manifestantes. Eles estão dando voz a sentimentos ainda inarticulados. Têm que nos fazer pensar. Relembro as passeatas dos anos 1960 e penso nos movimentos que se dão na Turquia agora, como se deram faz pouco nos EUA, na Espanha, na Grécia, em vários países árabes. Me sinto em sintonia com essas pessoas (...)".
às manifestações (Foto: Reprodução/Instagram)
Claudia Leitte (@claudinhaleitte), cantora, no Instagram: "Sou filha de professora do estado! Usei o transporte público por mais de 20 anos. Meu pai é formado em administração. Ambos trabalharam a vida inteira para nos garantir comida, educação e saúde. Eu e meu irmão vivíamos em filas sem fim de hospitais mal estruturados porque nossos planos eram Dos piores. Sei de onde vim! Não se trata de 20 centavos! #AcordaBrasil"".
Cleo Pires (@pires_cleo), atriz, no Twitter: "Me emociona aqui de longe ver as pessoas se expondo, expressando o que sentem, o que querem. É um belo caminho para a transformação. Só mudando dentro, a gente muda fora. Se tá incomodando então algo deve ser feito, com amor e responsabilidade, sempre...... Brasil".
Daniele Suzuki (@danisuzuki), atriz e apresentadora, no Twitter: "Espero que compreendam... sem generalizar. Certos policiais e certos manifestantes se equivocaram em suas atitudes. Violência gera violência. a luta aqui não é entre policiais e manifestantes, é por todos nós! É importante direcionar o grito para o lugar certo. A violência maior é cometida diariamente contra o povo nas mais diversas formas. Agir com inteligência é o que vai nos fazer ganhar a guerra".
manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)
manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Instagram)
Eriberto Leão (@eribertoleao), ator, no Twitter: "O mais importante foi termos despertado como nação. As manchetes deveriam ser: O Gigante acordou, apesar de uma minoria tentar invalidar isso".
Fernanda Rodrigues (@FerRod), atriz, no Twitter: "A gente foi fazer parte da história do Brasil! Foi lindo...pena que tem uma minoria estranha que vandaliza! Mas valeu a pena! Deu um orgulho imenso cantar o hino junto com 100 mil pessoas querendo um país melhor! Fiz a minha parte...e isso é só o começo!".
Gabriel, o Pensador, cantor, no Facebook: "Meu Deus, não sabia que o Rio tinha tantos 'vândalos'!".
Gaby Amarantos (@GabyAmarantos), cantora, no Twitter: "Vivemos um momento histórico em nosso país, povo na rua cansado de tanta falcatrua, meu pé está dolorido mas eu estou de alma lavada! Orgulho do meu povo que caminhou pacificamente no Pará, gritando 'SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO!'".
Ale, em SP (Foto: Reprodução/Instagram)
Helio de la Peña (@lapena), humorista e integrante do "Casseta & Planeta": "Em Brasília a polícia está protegendo os manifestantes dos deputados! Ninguém precisando temperar com vinagre o Largo do Batata! A polícia mineira ainda não tá preparada pra democracia. O próximo passo será definir uma prioridade. sem isso o protesto fica sem foco. Dilma apoia manifestações de jovens...contra ela mesma! Educação é prioridade! fora todos! Abaixo tudo! Dinheiro grátis! Xô vandalismo! #mudabrasil".
Isis Valverde (@isisvalverde), atriz, no Instagram: "BRANCO para o direito ao manifesto público ! BRANCO para o fim da depredação dos patrimônios públicos! BRANCO na caminha pela melhoria do nosso país! #mudabrasil #doiemtodosnos".
Ivete Sangalo (@ivetesangalo), cantora, no Twitter: "Brasil Gigante!!!!".
Batata, em SP (Foto: Francisco Freitas/VC no G1)
Jose de Abreu ( @zehdeabreu), ator, no Twitter: "Se tirar a Copa do Brasil vão devolver o dinheiro gasto? Ficaremos sem Copa e com os estádios? É essa a idéia inteligente?".
Leo Jaime (@LeoJaime), cantor e ator, no Twitter: "Tem gente que não sabe o que o povo quer nas atuais manifestações. Eu respondo: que os governantes tenham vergonha na cara".
Lobão (@lobaoeletrico), cantor, no Twitter: "Quero dizer a todos vocês que estou numa felicidade única!!!! A noite foi maravilhosa, o dia inesquecível!! Uma linda noite pra todos! Beijão!!".
Luciano Huck, apresentador, no Facebook: "Das redes sociais para as ruas, das ruas para as redes sociais. Desde que me conheço por gente o Brasil é, além do samba e futebol, o país da corrupção, ineficiência, sacanagens, desigualdade, super faturamento entre outras coisas mais. E assistir a um mar de gente nas ruas, reivindicando um Brasil mais eficiente, mais civilizado e de maneira civilizada, só fortalece a nossa democracia. Não só os vinte centavos mas os bilhões que são tomados sem um retorno digno na educação, transporte, saúde, infra-estrutura, segurança merece todo nosso apoio. Se é para pedir; que o Brasil melhore por inteiro, não pela metade. Que o dia a dia das pessoas seja mais confortável, civilizado e justo. Sem vandalismo. Sem violência".
protestos (Foto: Reprodução/Instagram)
Marcelo Serrado (@marceloserrado1), ator, no Twitter: "Boa Brasil, temos voz sim!!! Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil... Esse é o lema de hoje!!!".
Palmirinha, apresentadora, no Facebook: "Nasci em 1931, vi duas guerras mundiais, sobrevivi durante a ditadura. 'Acreditem' não é só por R$ 0,20. Palmirinha, 82 anos".
Patti Smith, cantora, no Facebook: "BRAZİL YOU ARE NOT ALONE!" (Brasil, você não está sozinho).
Paulo Coelho (@paulocoelho), escritor: "Viva, viva, viva a Sociedade Alternativa! #Brasil #PasseLivre".
Preta Gil (@PretaGil), cantora e atriz, no Twitter: "Ontem aqui em NY durante o meu show, nossa singela manifestação em apoio ao nosso povo Brasileiro #changeBrazil #tolonge #mastoperto".
Romário, ex-jogador de futebol e deputado federal, no Twitter: "É com muito prazer, satisfação e orgulho, que parabenizo o povo Brasileiro, pelas manifestações hiper pacíficas e legítimas, ocorridas ontem. Vamos fazer os governantes entenderem que o BRASIL é do BRASILEIRO e não vamos mais tolerar calados, esses absurdos que vem acontecendo. Queremos e exigimos o que é nosso. Basta de sacanagem, roubo, humilhação, falcatruas, falta de atitude, seriedade política e social. Detalhe: Não podemos deixar, que essas manifestações maravilhosas de ontem, sejam maculadas por atos intempestivos de algumas pessoas. QUEREMOS RESPEITO E VAMOS CONTINUAR EXIGINDO NOSSOS DIREITOS. Parabéns, BRASIL!!! 'SOU BRASILEIRO, COM MUITO AMOOOOOOOOR'".
RitaGuedes (@RitaGuedes), atriz, no Twitter: "Estamos vivendo um momento importante em nosso país, aonde o povo sacou a força que tem. Vamos lutar por mudanças, mas com paz!!!".
Sandy (@SandyLeah), cantora, no Twitter: "Um país mudo não muda".
Sarah Oliveira (@OliveiraSarah), apresentadora, no Twitter: "Boa noite a todos que, de alguma forma, incorporaram esta energia de mudança e agiram nos canais onde são fortes (nas ruas, nas reses sociais, nas artes...) Nada será como antes. Beijo especial pro povo de BH onde a PM radicalizou e a mídia ignorou...".
(Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)
Tico Santa Cruz (@ticostacruz), cantor, no Twitter: "Estamos nas Ruas! POA. Agora mais que nunca sinto ORGULHO de ter no PEITO tatuado 'Verás que um filho teu não foge a luta' desculpem meus momentos de auto exaltação".
Yasmin Brunet (@yayabrunet1), modelo, no Twitter: "Vamos lutar para um Brasil melhor e mais justo!!! Lutar pelos nossos diretos! Chega de ficar de braços cruzados. Estamos quebrando as correntes. Saindo da prisão. Estamos livres! #mudabrasil #doiemtodosnos"
G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário