Após a decisão da executiva estadual do PMDB, que na última segunda-feira dissolveu mais de 70 diretórios municipais no Paraná, integrantes da bancada do partido em Brasília recorreram à direção nacional para tentar reverter a situação.
Alegando descumprimento do estatuto do partido, os peemedebistas apresentaram um pedido de intervenção no diretório estadual, a fim de que sejam restabelecidos os diretórios dissolvidos.
O pedido foi protocolado pelo senador Roberto Requião e pelos deputados federais João Arruda, Marcelo Almeida, Hermes Parcianello e André Zacharow. Pela decisão da executiva estadual, Requião foi demovido da presidência do partido em Curitiba e Parcianello perdeu o comando em Cascavel. Na solicitação, eles alegam que não houve comunicado oficial da dissolução e que não teria sido dado direito de defesa aos dirigentes.
“Está muito claro que essa decisão de dissolver os diretórios gira em torno de motivações pessoais. É um ato de revanchismo, movido por rusgas do passado, que prejudica milhares de filiados pelo estado”, afirma Arruda. Ao todo, 72 diretórios foram dissolvidos pela executiva estadual porque nos respectivos municípios o PMDB não fez 10% dos votos nas eleições municipais do ano passado.
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Osmar Serraglio, rebate o argumento e garante que houve notificação sobre a possibilidade de dissolução dos diretórios. “Todos foram comunicados duas vezes e o diretório de Curitiba chegou a apresentar defesa”, garante o dirigente, que também acusa revanchismo da parte dos correligionários. “O que esse pessoal quer é uma revanche em relação à eleição do diretório estadual [em que o grupo de Requião foi derrotado]. Eles não querem permitir a convenção, isso sim é antidemocrático”. As convenções municipais estão marcadas para o final do mês.
Gazeta do Povo
