Aperto de mãos histórico entre Obama(EUA) e Castro(CUBA) - Jornalismo e Cultura

Breaking

10/12/13

Aperto de mãos histórico entre Obama(EUA) e Castro(CUBA)


O presidente dos EUA, Barack Obama, apertou a mão do presidente de Cuba, Raúl Castro, nesta terça-feira (10), durante cerimônia no estádio de futebol Soccer City, em Johanesburgo, em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, morto na quinta-feira (5), aos 95 anos.

O gesto é inédito entre os presidentes, de dois países que têm sido rivais ao longo de mais de meio século.
Raúl Castro sorriu quando Obama apertou sua mão, a caminho do púlpito onde fez um discurso emocionado em homenagem a Mandela.
Um funcionário do governo dos EUA disse à agência de notícias France Presse que o aperto de mão dado ao sucessor de Fidel Castro foi uma "nova demonstração" da vontade da administração Obama de se aproximar dos inimigos dos EUA, como Cuba.
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que também discursou na cerimônia, presenciou a cena.
Observado por Dilma, os presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, se cumprimentam nesta terça-feira (10) em homenagem a Mandela (Foto: Reuters)Observados por Dilma Rousseff, os presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, se cumprimentaram nesta terça-feira (10) durante homenagem a Nelson Mandela

G1