Estudo publicado na revista Geophysical Research Letters apresenta um modelo que explica as possíveis causas da enorme glaciação ocorrida na Terra há 717 milhões de anos.
Os pesquisadores Francis Macdonald e Robin Wordsworth, da Universidade de Harvard, nos EUA, explicam que uma série de fenômenos simultâneos fez com que a temperatura global diminuísse drasticamente até transformar o planeta em uma grande bola de neve.
Um número elevado de erupções vulcânicas ocorridas na “grande região ígnea de Franklin”, uma faixa territorial que hoje vai do Alasca até a Groelândia, teria feito com que quantidades substanciais de dióxido de enxofre (SO2) subissem à atmosfera. Esse gás bloqueia a radiação solar, isolando a superfície terrestre do calor. Por isso, o crescimento das áreas congeladas teria se multiplicado por todo o planeta.
Macdonald e Wordsworth afirmam que esse modelo permite não apenas entender a grande maleabilidade climatológica da Terra, mas serve também para analisar as possíveis mudanças meteorológicas de diversos exoplanetas.
abc
seuhistory