5 grandes mistérios da física contemporânea



Apesar dos progressos notáveis das ciências exatas nas últimas décadas, ainda faltam muitos mistérios a ser resolvidos. Abaixo, seguem cinco grandes enigmas da física contemporânea:

Entropia: Embora se acredite que há grandes quantidades de desordem ou entropia no Universo, isso contrasta com os altos níveis de ordem que a matéria teria tido nas origens do Cosmos.
Matéria escura: Assim é chamada a matéria sem luz que não emite nem absorve radiação. Por esse motivo, ela nunca pôde ser vista, embora os cientistas tenham detectado várias vezes seu efeito gravitacional.
Energia escura: Acredita-se que essa energia, que nunca foi detectada, poderia estar presente em 70% do Universo, gerando uma pressão que tende a acelerar sua expansão apesar da força gravitacional de atração.
Inflação cósmica: Esse conjunto de teorias foi apresentado para contrapor alguns enigmas trazidos pela hipótese do Big Bang, como, por exemplo, a temperatura e a densidade uniformes registradas no Universo.
Universos paralelos: Segundo a física quântica, a configuração das partículas dentro de cada espaço é finita, o que significa que é provável que ela se repita, gerando universos paralelos infinitos.

BBC
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário