Brasil é o quinto país mais violento para a mulher



Por aqui a agressão de mulheres é um problema sério – e está fora de controle!

Os números são assustadores. No Brasil, em média 13 mulheres são assassinadas por dia. Com uma taxa nacional de feminicídio de 4,8 por 100 mil, ocupamos uma nada honrosa posição entre os cinco países mais violentos para a mulher no mundo, ficando atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia (que recentemente descriminalizou a violência doméstica).
Para se ter uma ideia mais concreta desta triste realidade, nosso índice é 48 vezes maior que o do Reino Unido, 24 vezes o da Irlanda e 16 vezes o do Japão. A incidência de crimes é maior entre as mulheres negras e pobres. Em uma década de análise, entre 2003 e 2013, o Mapa da Violência registrou, nesse período, que o número de homicídio de brancas caiu de 1.747 para 1.576 vítimas – uma queda de 9,8%. Já o de negras aumentou 54,2%, de 1.864 para 2.875 vítimas.
O mapa revela um cenário devastador, silencioso e mortal. Como mais da metade é agredida por parceiros ou ex-parceiros, as denúncias ainda são raras – mesmo com todas as leis de amparo à mulher, como a Maria da Penha e a do Feminicídio.

Veja alguns dados revelados pelo Mapa:
  • Quase metade (48,8%) dos homicídios de mulheres acontecem por meio de armas de fogo.
  • 71% das mulheres são agredidas em casa.
  • 65% têm entre 18 e 59 anos.
  • Nos atendimentos médicos à mulher, cerca de 29% deles é para socorrer caso de abuso sexual contra crianças de até 11 anos de idade. Outros 24% acontece contra adolescentes.
  • A violência cresce em ritmo galopante nos municípios de pequeno porte.
 O pior é que a violência contra a mulher tem um índice altíssimo de reincidência – quase metade (49,2%) das que são atendidas na rede hospitalar voltam às salas de emergência em algum momento, pelo mesmo motivo.


conteúdo
mapa da violência
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário