4 dicas da ciência para o primeiro encontro





Primeiro encontro sempre dá um frio na barriga. É difícil encontrar um papo interessante para os dois – mas, definitivamente, algo precisa ser dito, só pra evitar o silêncio constrangedor. Pra você não errar a mão, a ciência deixa umas dicas para ter um bom primeiro encontro.

FALE SOBRE VIAGENS
E fuja de assuntos sobre filmes. Sim, segundo pesquisa do psicólogo Richard Wiseman, só 9% dos casais topam um segundo encontro quando o assunto principal foi filmes. Mas quando eles conversam muito sobre viagens, as chances de um novo encontro dobram para 18%. É que falar de viagens faz você parecer muito mais interessante. E o papo sobre filmes, bem, só vai funcionar se vocês gostarem do mesmo estilo de filme – e isso é difícil, segundo Wiseman.

COMPARTILHE SEGREDOS
Sim, compartilhar segredos é o jeito mais fácil de criar laços. E para ver isso realmente poderia funcionar, Arthur Aron, psicólogo da Universidade do Estado de Nova York, criou uma lista com 36 perguntas (do tipo, o que você valoriza mais em uma amizade ou quando foi a última vez que você chorou?) que aceleram aquele processo natural de criar intimidade. E funciona. Ele pediu a voluntários para conversarem por 45 minutos, usando algumas das perguntas. 30% deles disseram que o novo amigo parecia tão próximo quanto o melhor amigo.

CONVERSE SOBRE TEMAS POLÊMICOS
Bem, se a coisa não anda bem, puxe outro assunto mais polêmico, tipo aborto ou o motivo do término do último namoro. A equipe de Dan Ariel, professor de psicologia e economia comportamental da Universidade Duke, nos Estados Unidos, pediu a voluntários para participarem de encontros virtuais. Um grupo poderia conversar sobre qualquer coisa. Já o outro deveria seguir uma lista de perguntas pré-estabelecida pelos pesquisadores. E a segunda turma saiu bem mais satisfeita com o papo. É que quando podemos falar sobre qualquer coisa, tendemos a buscar um equilíbrio, sem grandes conflitos. Aí a conversa fica mais monótona.

BEBA CERVEJA
Aí depende da sorte – e do que você considera sorte. O pessoal do OkCupid, um site de relacionamentos dos Estados Unidos, perguntou a 776 milhões (é muita gente!) de pessoas sobre cerveja e sexo no primeiro encontro. E, veja só, quem curte cerveja está 60% mais propenso a ir para cama com alguém que acabou de conhecer.


Carol Castro
Super
(Via Barking up the wrong tree)

Nenhum comentário:

Postar um comentário