Conheça 10 fobias muito estranhas




A fobia é um distúrbio de ansiedade, que gera na pessoa um medo persistente de um objeto ou situação. Algumas fobias são comuns, como medo do escuro, de aranha, de altura ou de lugares fechados. Mas existem terrores bem esquisitos. Será que você se identifica com algum deles?



1. Onfalofobia

Todo mundo tem umbigo – afinal, foi através do cordão umbilical que nossas mães nos alimentavam, quando ainda estávamos dentro da barriga. Mas quem sofre de onfalofobia tem pavor disso. Essas pessoas não suportam ver umbigos e têm horror de imaginar esse buraquinho na barriga crescendo.

2. Eisoptrofobia

Quem sobre de eisoptrofobia tem medo de olhar espelhos. E não, não é porque a pessoa se sente feia ou inadequada.  Sabe aquela cena de filme de terror que o sujeito está sozinho no cômodo, olha no espelho e vê alguém atrás? Bem, esse é o motivo do pânico dos eisoptrofóbicos. Eles têm medo da experiência sobrenatural de entrar em contato com o mundo espiritual através do espelho.

3. Agirofobia


Quem sofre de agirofobia não tem medo de carros, e sim de atravessar ruas. A pessoa pode chegar até mesmo a ter medo da rua em si. Existem diferentes categorias dessa fobia – tem quem só tema grandes avenidas e quem não queira nem passar perto de um cruzamento. Fato é que não há faixa de pedestre que os faça superar o pânico.

4. Mageirocofobia

O chef britânico Gordon Ramsey pode ser bem assustador quando dá escândalo com os participantes do reality show que ele apresenta. Mas quem sofre de mageirocofobia se sente intimidado até com aquela vovó que cozinha melhor do que ninguém. Quem sofre dessa fobia não só se intimida com quem sabe cozinhar bem, como também tem pavor de cozinhar. Certamente essas pessoas não podem viver sozinhas.

5. Pediofobia

Pediofóbicos devem detestar a série Toy Story mais do que qualquer coisa no mundo. Quem sofre dessa fobia em medo de bonecas, manequins e até robôs. Enfim, medo de qualquer objeto que lembre um pouquinho seres humanos. Freud acreditava que essa fobia poderia vir do medo das bonecas ganharem vida.

6. Filemafobia

Quem sofre de filemafobia não deve suportar passar perto da televisão ou cinema. Não, essa pessoa não tem medo de narrativas, tem medo de beijos. Se o medo de ver o beijo já é ruim, imagina o medo de receber o ato de carinho, seja na boca ou na bochecha. Uma bitoquinha pode gerar um ataque de pânico.

7. Deipnofobia

Socializar não é das tarefas mais fáceis. Para quem sofre de deipnofobia, aquele momento de socialização durante um jantar não é só difícil, é motivo de pânico. Essa fobia faz com que as pessoas tenham medo de conversar com outras durante refeições. Bom, talvez tenha sido um deipnofóbico o criador dos smartphones.

8. Pentherafobia

A sogra lidera muitas listas de pessoa mais odiada nos relacionamentos humanos. Então, não é de se espantar que ela tenha uma fobia só para ela: pentherafobia é o medo, pânico, pavor de sogra. Quem sofre dessa fobia não pode pensar em ver a sogra se intrometendo no relacionamento sem ter um ataque de terror. Agora, imagina como deve ser os almoços em família para essa pessoa?

9. Catisofobia

Quem sofre com catisofobia transpira, fica ansioso e desesperado caso tenha que fazer uma atividade tão comum, que é se sentar. Esse medo pode surgir por conta de uma doença como hemorróida ou após uma situação de abuso relacionada a sentar em objetos que causam dor.

10. Caligenefobia ou venustrafobia

Sabe o Raj, de The Big Band Theory, que não consegue falar quando está perto de uma mulher? O medo de quem sobre com califenefobia é meio parecido. Trata-se do terror que alguns homens sentem de interagir com uma mulher bonita. Falta de ar, arritmia e até mesmo vômito podem acontecer caso o cara ache a interlocutora bela. O medo é tanto que alguns homens até largam o trabalho quando têm uma colega bonita.

Luíza Antunes
Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário