Após
presidir Grêmio Estudantil, atuar como Educadora Ambiental e
Voluntária em entidades comunitárias Ynaia Gebauer chega ao CES
|
No momento em que o País passa por um processo de intensa agitação em busca de novas perspectivas e de novos posicionamentos das instituições para intervenções mais eficazes, é fundamental que a juventude assuma o papel de protagonista deste novo momento. É isto que duas entidades de representação dos movimentos populares no Paraná estão buscando ao inserir em seus quadros de lideranças, a participação da juventude.
Ynaia Gebauer, que até o ano passado presidia o Grêmio Estudantil Newton Freire Maia, período em que se tornou uma das fortes lideranças juvenis no Estado ao se posicionar pelo fim da violência contra as mulheres e promover forte envolvimento dos colegas também em outras causas, é a aposta de duas federações. Ela é o nome que nesta semana foi incorporado ao Conselho Estadual de Saúde e também, tem forte participação luta pelo equilíbrio ambiental desde quando atuou como educadora ambiental na Cidade de Quatro Barras, além de apoiar como voluntária a ação de ONG´s e associações comunitárias.
Com este perfil e encorajamento ímpar, a jovem Ynaia, não passou despercebida aos olhos de duas das mais importantes entidades comunitárias, a Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana – FEMOCLAM e da Federação das entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná – FAMOPAR. Somadas as duas entidades representam mais de três mil entidades no Estado.
O convite que aconteceu no final do último mês foi feito pelo Presidente das duas entidades Nilson Pereira e já se tornou realidade. Até o mês de dezembro de 2015, como a representante destas entidades, estará na suplência de outro líder comunitário, Ivo Pedroso da Cidade de Marechal Malet e no início do ano de 2017, ela assume a titularidade da vaga até o ano de 2019. A apresentação da nova conselheira está prevista para o próximo dia 28 de abril, quando o Conselho Estadual de Saúde se reúne em Curitiba. “Estamos felizes com o envolvimento da nossa querida Ynaia nas causas que defendemos. Estamos reoxigenando o quadro de lideranças e a chegada da juventude, representa um novo ânimo para todos aqueles que sonham com uma sociedade mais justa e aberta à participação popular” Afirma Nilson Pereira que preside a FEMOCLAM E A FAMOPAR.
Por
Osni Mendes
Jornalista
– DRT 5026 – Pr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário