Humanos podem viver até os 150 anos, diz estudo


 

De acordo com um estudo publicado pela revista Nature Communications, é tecnicamente possível que os seres humanos possam viver mais de 120 anos. Os pesquisadores acreditam ainda que 150 anos seja o limite da longevidade para indivíduos de nossa espécie. Caso terapias sejam desenvolvidas para estender a resistência do corpo, poderíamos viver mais e com maior saúde, argumentam os cientistas.

Resistência cessaria aos 150 anos

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram modelos matemáticos para identificar padrões de envelhecimento e morbidade. O estudo foi baseado na análise de grandes conjuntos de informações médicas de mais de 500 mil pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

A partir de exames de sangue, os pesquisadores usaram um modelo de computador para determinar o que chamaram de indicador dinâmico do estado do organismo (ou DOSI na sigla em inglês). Esse indicador é basicamente uma medida da "idade biológica" que pode ser usada para quantificar o quanto uma pessoa seria capaz de se recuperar de traumas, como uma doença ou lesão. Com base nos dados, os pesquisadores descobriram que em algum momento entre 120 e 150 anos de idade, a resistência do corpo cessaria totalmente e uma pessoa seria incapaz de sobreviver.

 
conteúdo
Live Science
History

Nenhum comentário:

Postar um comentário