Livro de historiadora aponta qual teria sido a verdadeira aparência de Jesus



Jesus Cristo geralmente é retratado como um homem branco, alto e de olhos claros. Mas será que essa representação tem algum fundamento? Uma historiadora inglesa garante que não.

Joan Taylor, professora de estudos religiosos na King's College, em Londres, defende que a imagem que temos de Jesus é um mito. Em seu livro What Did Jesus Look Like? ("Como era a aparência de Jesus?", em tradução livre), ela enumera vários fatores que apontam para um visual diferente.
Em primeiro lugar, ela acredita que Jesus tinha estatura baixa. Para isso, a historiadora se baseia na altura dos habitantes da Judéia na época. Em média, eles mediam 1,65m, de acordo com fósseis de esqueletos do período encontrados por arqueólogos. 
Além disso, as pessoas que viviam no local tinham olhos castanhos, cabelos escuros e pele escura, bem diferente do arquétipo do branco europeu. Textos históricos também sugerem que é provável que Jesus mantivesse os cabelos e a barba aparados, por motivos de higiene (piolhos eram comuns na época).
Não é a primeira vez que alguém contesta a imagem estabelecida de Jesus. Em 2015, cientistas britânicos e arqueólogos israelenses usaram técnicas modernas para montar um modelo 3D de seu rosto. A professora Taylor espera que seu livro inspire representações de Cristo mais condizentes com as descobertas históricas.

Newsweek
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário