NASA divulga imagem de "rosto assustador" que parece flutuar no espaço



A NASA divulgou uma imagem que se assemelha a um rosto assustador flutuando no espaço. Apesar de parecer uma entidade saída de histórias de ficção científica, tudo não passa de ilusão de ótica. Na verdade, a foto registrada pelo telescópio Hubble mostra a colisão de duas galáxias.

De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, cada "olho" é o núcleo brilhante de uma galáxia. Já o contorno do rosto é um anel de jovens estrelas azuis. Além disso, aglomerados de novas estrelas formam um nariz e uma boca.
O violento choque galáctico resultou em um sistema batizado de Arp-Madore 2026-424. Embora colisões de galáxias sejam comuns, a maioria delas não é frontal, como o choque que provavelmente criou esse sistema. As duas galáxias levarão de 1 a 2 bilhões de anos para se fundirem completamente, segundo a NASA.
A justaposição lado a lado dos pontos centrais formados por estrelas de ambas as galáxias também é incomum. Esses pontos parecem ser do mesmo tamanho, indicando que as duas galáxias envolvidas no "acidente" têm proporções quase iguais. Nas colisões mais comuns, pequenas galáxias são devoradas por suas vizinhas maiores. O sistema cuja imagem foi registrada pelo Hubble se situa a 704 milhões de anos-luz da Terra.

conteúdo
CNN
NASA
historyplay

Nenhum comentário:

Postar um comentário