Pessoas legais ganham menos dinheiro



Esse mundo é mesmo muito injusto.

Pesquisadores canadenses e americanos analisaram três diferentes estudos, ao longo de 20 anos, com dados sobre profissão, salário e personalidade de 10 mil trabalhadores.
Eles queriam descobrir se havia uma relação entre personalidade e ganhos financeiros. E, sim, existia, principalmente entre os homens: os chatos ganhavam, em média, 10 mil dólares a mais por ano – ou quase 20 mil reais (18% a mais que os legais).
Entre as mulheres, a diferença era um pouco menor. As chatas ganhavam quase 2 mil dólares a mais por ano, um extra de 5% no rendimento, em comparação com as mulheres boazinhas.

Segundo a pesquisa, os pontos para ser classificado como uma pessoa legal eram: gentileza, cooperação com outras pessoas e cordialidade.
E nem só os salários caem quando você é muito legal, as chances de ser contratado em um novo emprego despencam junto. Pois é. Os pesquisadores convidaram 460 estudantes para uma brincadeira. Eles teriam de definir quais eram os melhores candidatos para ganhar uma vaga fictícia de emprego. E mais uma vez os legais se deram mal: na maioria das vezes, os chatos foram escolhidos.
Os pesquisadores acreditam que pessoas agradáveis não batem o pé na hora de negociar salários mais altos – já os chatos não desistem. E para os homens ser legal estar “fora da conformidade com as expectativas de um comportamento masculino”.
Concorde ou não com a pesquisa, você já pode usar seu bom caráter como desculpa pela falta de grana.

conteúdo
Carol Castro
super

Nenhum comentário:

Postar um comentário