Por que os italianos falam com as mãos?





<<TENTERE LERE QUESTO TEXTO IMAGINANDO IL ORÁCULO ROMANO PARLANDO PORTULIANO CON LAS MANO>>>
Não existe apenas uma explicação. A primeira sugere que o motivo tenha sido usar gestos para substituir a fala, de acordo com o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo.

Durante sua expansão, o Império Romano era formado por vários povos, cada um falando línguas e dialetos diferentes. Para que todos se entendessem, as pessoas passaram a usar gestos, e o costume permaneceu através dos séculos.

Outro grupo de especialistas defende que os movimentos com as mãos começaram a ser usados para imitar importantes oradores da Roma antiga. “Roma tinha grandes oradores que se utilizavam de gestos teatrais em suas falas. O povo, então, passou a imitar seus ‘ídolos’”, conta Camargo.

A última hipótese está ligada à extroversão do povo italiano. Segundo Camargo, estudos demonstraram que pessoas mais extrovertidas tendem a usar mais as mãos e o corpo para se comunicar. Gesticular muito seria, portanto, uma característica da personalidade do povo italiano – e de outros latinos, para sermos justos, né?


conteúdo
Marcelo Leite Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário